Equipamentos cada vez mais sofisticados ocupam espaço dentro das instituições de ensino e alteram a rotina das aulas
Publicado em 10/09/2011
Nesse universo em que os recursos de última geração estão disponíveis, as salas de aula com quadro-negro e giz tornaram-se obsoletas. Aos poucos, as tradicionais ferramentas do professor estão sendo substituídas pelo Smart Board – lousa branca com recursos semelhantes aos de computadores -, facilitando a reprodução do conteúdo que o professor deve transmitir aos alunos, ou para o datashow, que permite o envio para os estudantes do material abordado durante as aulas. O hábito de fazer trabalhos em cartolina e papel almaço ficou definitivamente enterrado no passado.
Aliás, é provável que algumas crianças hoje em dia não saibam da existência desse tipo de material. Mesmo no jardim da infância, elas são estimuladas a utilizar a informática e realizam diversas atividades no computador, como exercícios de coordenação motora com o mouse ou de aprendizagem por meio de jogos virtuais.
Dentro das instituições, há a preocupação de integrar alunos e professores às novidades da informática. É mais comum do que se imagina encontrar locais reservados nos quais o próprio aluno manuseia equipamentos que antes eram utilizados por técnicos contratados. Entretanto, algumas escolas e faculdades não enxergam com bons olhos esse contato direto. Alegam que não se deve perder tempo aprendendo habilidades técnicas que não serão utilizadas fora da vida estudantil. De qualquer forma, a discussão levantada é válida com a finalidade de garantir uma boa qualidade de ensino.
Hoje, os estudantes têm à disposição sistemas tão potentes quanto qualquer grande empresa, como, por exemplo, estúdios de rádio e TV com equipamentos iguais aos que as emissoras de televisão e de rádio utilizam. Antenadas com as novidades tecnológicas, as escolas e faculdades montam salas de aula com aparatos de multimídia, laboratórios de informática e bibliotecas totalmente informatizados em que os alunos acessam pela internet todo o acervo da instituição.
Nas dependências das escolas, os estudantes encontram ambientes para assistir e ouvir os vídeos, DVDs, CDs, escanear material de pesquisa, imprimir, ou simplesmente navegar na internet utilizando os laboratórios ou seus próprios laptops. Assim, muitas instituições incentivam a independência dos alunos, tornando o professor uma espécie de guia que vai monitorar as pesquisas e os trabalhos pedidos, além de esclarecer eventuais dúvidas. Dessa forma, a tecnologia vem ocupando um espaço cada vez maior na vida dos estudantes também dentro da escola.
Internet e gerenciamento
Agora, os sites das instituições de ensino são completos; na maioria das vezes, é possível esclarecer dúvidas só teclando no computador. O mesmo vale para a divulgação das notas ou para o aproveitamento do aluno. Dessa forma, os pais também podem acompanhar o desenvolvimento do filho.
Um outro recurso presente nos estabelecimentos de ensino é o sistema de gerenciamento de cursos. Por meio dele é possível ter acesso a todo o material didático de cada disciplina, com notas e exercícios ministrados em sala de aula. Além disso, ele tem capacidade de enviar e retransmitir trabalhos on-line com as devidas correções feitas pelo professor.
Existem ainda instituições que possuem sistemas pelos quais são transmitidas aulas ao vivo pela internet, com total interação entre alunos e professor.
O modelo conta também com a disponibilidade de visualização das gravações de aulas anteriores.
Todos os recursos tecnológicos não são privilégio apenas das instituições particulares. Algumas empresas privadas possuem parcerias com o governo para equipar escolas e universidades públicas com computadores e sistemas modernos. Além disso, oferecem programas de treinamento pelos quais capacitam professores e alunos para usarem da melhor forma o que a informática oferece.
VEJA COMO É A ESCOLA DO FUTURO
Televisões de plasma
Com tamanhos variados, estão espalhadas nos ambientes internos de todo o campus, transmitindo programas feitos pelos próprios alunos. Dentro do estúdio de rádio e TV utiliza-se o recurso AMX para controle das imagens de todos os aparelhos ligados no campus.
Câmeras digitais
Para gravação de programas de TV feitos pelos alunos. São equipamentos de uso profissional, semelhantes aos presentes nas emissoras de televisão. Permitem uma melhor definição e qualidade de imagens extremamente superior às gravações das câmeras comuns.
Detectores de metais
Evita que visitantes, alunos e funcionários trafeguem com armas dentro da instituição. Cada prédio dentro de um mesmo campus possui o equipamento em todas as suas entradas.
Starlab Planetarium
Trata-se de um planetário inflável com recursos tecnológicos que possibilitam a visualização de planetas, constelações e até de problemas no ecossistema.
Lousa digital interativa
Todo o conteúdo reproduzido no quadro branco pode ser capturado, salvo no computador e, em seguida, impresso. Fornece ao professor acesso às aulas anteriores e torna dispensável a cópia do que é exposto, facilitando o trabalho dos alunos. Além disso, permite que o professor possa preparar previamente suas aulas com um computador e expô-las no quadro.
Biblioteca
Com todo o acervo – livros, revistas, jornais, DVDs, CDs – disponível on-line. O chamado audiobook também é fornecido e, por meio dele, o aluno pode ouvir o conteúdo de um livro específico. Também é possível fazer reserva e prorrogar o prazo de entrega pela internet. Ainda dentro da biblioteca, estão disponíveis laptops para trabalhos individuais, em grupo ou para pesquisas relacionadas com as disciplinas ministradas. Na entrada da biblioteca está instalado um alarme que é acionado por uma etiqueta colocada em todo o acervo, evitando furtos.
Estação meteorológica
A finalidade desse recurso é permitir a captação da velocidade e direção dos ventos, a visualização da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar, além de medir a pressão atmosférica. Leva o que está escrito nos livros para a vivência dos alunos.
Encoder
Utilizado em aulas de rádio, o equipamento permite que toda gravação efetuada possa ser convertida para internet, criando uma outra opção de transmissão: a rádio virtual.
Catracas eletrônicas
Controlam o acesso de visitantes, funcionários e alunos por meio de um cartão magnético que ao se aproximar do sensor do equipamento libera a entrada. Alunos e funcionários possuem cartões individuais. Visitantes, após a identificação na portaria, recebem um cartão provisório.
Câmeras de vigilância
Ligadas 24 horas por dia com funções de filmagem e gravação em todos os ambientes internos e externos.