NOTÍCIA
A obra reúne mais de 200 verbetes e está disponível on-line
Publicado em 16/12/2014
Os educadores envolvidos nos processos de alfabetização e letramento ganharam um importante suporte teórico: o Glossário CEALE – Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Organizada pelas pesquisadoras Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val e Maria das Graças de Castro Bregunci, a obra reúne mais de 200 verbetes, todos assinados por especialistas representativos em suas áreas de pesquisa e na formação de professores. ‘Alfabetização digital’, ‘caligrafia’, ‘convenções da escrita’, ‘ditado’, ‘leitura em voz alta’ e ‘método silábico’ estão entre os conceitos apresentados à luz de suas implicações pedagógicas e educacionais. Além de auxiliar os educadores na compreensão dos termos, a elaboração do glossário também contemplou outros objetivos, como o de reunir em um só volume conceitos, procedimentos e práticas que se disseminaram no mundo acadêmico e na prática pedagógica, mas que até então estavam dispersos em diversos materiais.
A versão digital da obra, impressa pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/