NOTÍCIA

Ensino edição 220

Uma ajuda da tecnologia para lidar com as tarefas operacionais

Como a tecnologia pode ajudar os gestores de pessoas a reduzir a carga de trabalho operacional

Publicado em 10/07/2017

por Marleine Cohen

ferramentas

Um software que permite executar, em sete minutos, a folha de pagamentos de 4 mil funcionários sem interação humana. Este é um dos principais produtos da Apdata, empresa de tecnologia, serviços de terceirização e consultoria em RH. Reunindo em um só produto diversas ferramentas de orientação das tarefas que fazem parte das atribuições dos gestores de recursos humanos, o Global Antares (GA) é a principal solução da companhia para automatizar todo o departamento de gestão de pessoas.

Acessível inclusive no celular, o GA conta com diversos módulos integrados, como “folha de pagamento”, “benefícios”, “orçamento de pessoal”, “quadro de pessoal”, “cargos e salários”, “recrutamento e seleção”, “treinamento e desenvolvimento”, “gestão por competências” e “objetivos, processos judiciais, medicina e segurança do trabalho”.

Além de permitir uma integração com outros sistemas e ERPs à venda no mercado, o software reduz a carga de trabalho operacional do profissional de RH e aumenta sua produtividade em até 40%, garante Luiza Nizolli, presidente da empresa. “Com isso, o gestor de talentos encontra mais tempo para direcionar suas ações para o gerenciamento estratégico e o desenvolvimento das pessoas.”

A ferramenta “gestão por competências”, por exemplo, oferece vários métodos de avaliação dos talentos, além de ser capaz de fazer uma simulação de competências para cargos futuros e mapear o conhecimento do capital intelectual da organização.

Já a ferramenta “folha de pagamento” atende toda a parte legal de pagamentos aos contratados bem como aspectos relacionados à administração dos custos nas empresas, como o controle de férias e rescisões, afastamentos e encargos sociais.

A ADP, por sua vez, desenvolveu uma ferramenta que auxilia o RH a implantar programas de gestão de carreira para os professores. “Podemos apoiar o gestor de recursos humanos desde o momento da contratação de um novo docente ou colaborador até o desenvolvimento de carreira desses profissionais. Também é possível avaliar performances e remuneração por desempenho, garantindo uma gestão de folha de pagamento adequada e em conformidade com a legislação”, explica Carolina Oliveira, sócia da empresa.

Na opinião dela, os dois grandes diferenciais dos programas da ADP são a garantia da legislação e o compartilhamento das melhores práticas de RH do mercado. “Esses dois itens exigem uma grande dedicação de tempo por parte do departamento e, uma vez que são executados de forma mais rápida a partir da solução de um parceiro de confiança, os profissionais podem se ocupar de outros projetos e melhorias nas instituições”, argumenta a executiva.

Como exemplo, Carolina cita o RPO (Terceirização do Processo de Recrutamento), que permite construir indicadores da área, viabilizando entrevistas por competência e atualizando regularmente o banco de currículos. A solução também permite, entre outros itens, distribuir vagas automaticamente para os painéis de vagas e encaminhar tráfego para o seu site de carreiras a partir das principais ferramentas de busca (MC).

Autor

Marleine Cohen


Leia Ensino edição 220

formação

Formação patrocinada

+ Mais Informações
rh1

O lugar do RH

+ Mais Informações
ferramentas

Uma ajuda da tecnologia para lidar com as tarefas operacionais

+ Mais Informações
papel

Quando a família está no comando do negócio

+ Mais Informações

Mapa do Site