Revista Ensino Superior | Unipê salta de 10 mil para 17 mil alunos com a reestruturação do marketing - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 224

Unipê salta de 10 mil para 17 mil alunos com a reestruturação do marketing

Os resultados também foram alcançados com o estabelecimento de metas e indicadores de desempenho

Publicado em 05/12/2017

por Ana Carolina Nunes

capa2

Campus do Unipê ficou lotado para assistir à cantora Anitta: todo evento tem o objetivo de aumentar a captação e a retenção de alunos

Há três anos, não existia planejamento estratégico de marketing no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), localizado na capital paraibana. “Havia uma operação ‘tarefeira’, em que os clientes – ou seja, os coordenadores e professores – que gritavam mais alto eram atendidos”, conta Glauson Mendes, diretor de marketing da instituição filantrópica.

Além da falta de planejamento, os serviços prestados não eram pautados pelo conceito de Service Level Agreement (que, entre outros pontos, define prazos, padrão de qualidade e responsabilidades de cada parte), a comunicação era falha e ainda havia uma desintegração entre os processos do marketing e os da academia. Todos esses problemas levavam, muitas vezes, ao mau uso do orçamento de quase R$ 1 milhão na época.

Para solucioná-los, a estratégia foi reestruturar completamente o departamento. Desde então, todas as ações são realizadas com base em indicadores e metas. De antemão, define-se o volume de captação esperado em cada um dos eventos, o retorno sobre os investimentos feitos no Google Adwords, os resultados que deverão ser colhidos com a implantação de um CRM ou com a contratação de profissionais ou ainda com a ampliação do call center, para citar alguns exemplos.

Outra medida da reestruturação foi centralizar os eventos no marketing (e não mais deixá-los a cargo das faculdades ou cursos), unificando o orçamento e o planejamento. “Os eventos realizados por uma IES, sejam eles comerciais ou acadêmicos, possuem dois principais objetivos no Unipê: captação ou retenção. Qualquer coisa diferente disso significa que estamos investindo reais valiosos em ego acadêmico”, pontua Mendes.

Em 2016, houve um crescimento de 14,7% na quantidade de eventos e 10% dos leads coletados (cadastro dos potenciais alunos) foram convertidos em matrículas, ao mesmo tempo que os gastos para a promoção desses eventos foram reduzidos em 27,6% em relação a 2015. “Eventos bem trabalhados podem se tornar uma máquina de captação e retenção”, afirma o gestor, que já realizou até um show da cantora Anitta no campus para atrair potenciais estudantes.

Com o uso das redes sociais, o Unipê também conseguiu aumentar consideravelmente a amplitude, a divulgação e a segmentação das campanhas – e ainda mensurar seus resultados. “A mídia on-line mudou a rotina de quem produz mídia off-line. E em uma IES, as mídias sociais mudaram a rotina de quem produz conteúdo e se relaciona com alunos e candidatos”, resume. Aliado às ferramentas de CRM e de automação, o novo departamento fez o número de alunos saltar de 10 mil para 17 mil entre 2014 e 2017.

Leia também: Como o novo marketing enxerga os alunos

Autor

Ana Carolina Nunes


Leia Ensino edição 224

Unisuam lança MBA em gestão de microcervejaria

Universidade lança MBA em Produção e Gestão de Microcervejaria

+ Mais Informações
Unifor aposta nas redes sociais para aumentar a captação de alunos

Unifor aposta nas redes sociais para aumentar a captação de alunos

+ Mais Informações
fronteiras

Alunos da FAAP poderão cursar disciplinas de outras graduações

+ Mais Informações
Pesquisa avaliou o site de escolas para verificar o grau de acessibilidade a pessoas com deficiência

O seu site pode ser acessado por todas as pessoas?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.