Revista Ensino Superior | Como os professores podem tornar as aulas mais interessantes para os alunos da Geração Y? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Como os professores podem tornar as aulas mais interessantes para os alunos da Geração Y?

Gilvan Elias Pereira, diretor acadêmico das Faculdades Atibaia (Faat) A Geração Y é composta por jovens que possuem capacidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Essa característica altera um dos pilares da educação tradicional, que é o ensino unidirecional, promovido com base em […]

Publicado em 12/01/2015

por Redação Ensino Superior

p18-Gilvan_MG_9720 - CópiaGilvan Elias Pereira, diretor acadêmico das Faculdades Atibaia (Faat)
A Geração Y é composta por jovens que possuem capacidade de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Essa característica altera um dos pilares da educação tradicional, que é o ensino unidirecional, promovido com base em sequencialidade hierárquica de conhecimentos. O uso de cases, maior interatividade, jogos e atividades em grupo são alguns elementos que tornam as práticas de ensino motivadoras, para um público que aprecia ação e competição e não tem paciência para longas e repetidas exposições.

 

 
p18-Saude_Daniel Rey de Carvalho copyDaniel Rey de Carvalho, pró-reitor acadêmico da Universidade Católica de Brasília (UCB)
Vivenciamos um momento interessante no contexto educacional, em que a sala de aula remete ao século 19, os professores são do século 20 e os alunos do século 21. Acredito que o primeiro passo para tornar as aulas mais interessantes seja estimular o estudante a interagir com o objeto de estudo em vez de permitir uma postura passiva, simplesmente recebendo o conteúdo. O professor, por sua vez, precisa mudar sua atitude, tornando-se muito mais um orientador, supervisor ou facilitador da aprendizagem.

 

 
p18-Erika LisboaErika Lisboa, gestora da Incubadora de Empresas do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e professora do curso de administração
Com muita criatividade. Ao lidar com alunos que nasceram em uma época na qual a tecnologia já faz parte do seu dia a dia e em que a informação está a um clique, as aulas devem se tornar cada vez mais participativas e interativas, despertar o interesse do aluno e proporcionar que o conteúdo seja desenvolvido junto com o discente por meio de temas atuais e relevantes para sua formação. Jogos, discussões e atividades práticas servem como auxílio para estimular os jovens a se apaixonarem pelo aprendizado.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.