Revista Ensino Superior | Como a instituição se autoavalia? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Como a instituição se autoavalia?

A QUESTÃO É… | Edição 201 Maurício Garcia, vice-presidente de planejamento e ensino da DeVry Brasil Costumávamos realizar pesquisas institucionais bastante extensas com nossos alunos, apresentando-lhes questões sobre os mais variados aspectos. Todavia, após anos de coleta de informações subaproveitadas, chegamos à conclusão de que […]

Publicado em 17/08/2015

por Redação Ensino Superior

A QUESTÃO É… | Edição 201

DivulgaçãoMaurício Garcia, vice-presidente de planejamento e ensino da DeVry Brasil
Costumávamos realizar pesquisas institucionais bastante extensas com nossos alunos, apresentando-lhes questões sobre os mais variados aspectos. Todavia, após anos de coleta de informações subaproveitadas, chegamos à conclusão de que questionários complexos são de pouco valor. Assim, há alguns anos tomamos a decisão ousada de usar um único indicador: o Net Promoter Score (NPS). Ele é empregado para avaliar a satisfação do aluno em relação à instituição e aos professores. Ainda fazemos outras perguntas, mas o NPS é, sem sombra de dúvida, nossa principal métrica.

DivulgaçãoAlex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana Escola de Arte e Design
A Panamericana possui algumas ferramentas de autoavaliação, entre elas uma pesquisa externa e um censo interno. O desempenho de nossos alunos e a qualidade dos trabalhos realizados por eles, dentro e fora da instituição, também são considerados indicadores de qualidade da nossa metodologia de ensino. Temos acesso a diversas publicações que mostram nossos egressos se destacando em áreas como fotografia, publicidade, moda, design gráfico etc. A reputação e o reconhecimento de tantos que já passaram pela Panamericana talvez sejam a melhor avaliação do nosso trabalho.

DivulgaçãoDaniella Guimarães Bergamini de Sá, coordenadora de avaliação institucional e processos acadêmicos da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio
Uma coordenadoria específica gerencia nosso sistema de autoavaliação institucional, cujo propósito é melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A avaliação é participativa e coletiva: toda a comunidade acadêmica participa por meio de questionários e discussões. O processo acontece em três etapas: sensibilização, coleta de dados e diagnóstico. A Coordenadoria acompanha todos os processos avaliativos, que constituem instrumentos importantes de gestão acadêmica capazes de indicar caminhos e rever processos.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.