Revista Ensino Superior | Livro de Magda Soares destrincha os entraves à alfabetização - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 232

Livro de Magda Soares destrincha os entraves à alfabetização

Publicado em 14/09/2016

por Rubem Barros

shutterstock_412257169 Shutterstock||377 páginas,

Livro destrincha os entraves à alfabetização

Shutterstock

Não é de hoje que a alfabetização é uma espécie de campo minado dentro do universo da educação. A sociedade em geral constata o fato de que à guerra renhida entre duas tendências não corresponde sucesso equivalente à energia despendida na defesa – e no ataque – das teorias sustentadas pelos grupos em disputa.

Partindo de um incômodo que a tem movido por toda a vida profissional, traduzido pelo recorrente fracasso nacional para universalizar a chegada ao mundo letrado, a linguista e educadora Magda Becker Soares busca em Alfabetização – A questão dos métodos (Contexto, 2016) trazer à luz as chaves para o entendimento do problema.
Criadora do Centro de Alfabetização e Leitura e Escrita, da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1990, Magda Soares percorre no livro uma trajetória iniciada nos anos 50, quando começou a lecionar, desde cedo formando professoras do curso normal, futuras alfabetizadoras.

377 páginas, R$ 59,90

377 páginas,
R$ 59,90

Se a grande briga dos anos 80 para cá tem se dado entre fônicos e construtivistas, já havia precedente para a pendenga. Na virada do século 19 para o 20, a disputa era entre os métodos analíticos e sintéticos. Partindo de um panorama histórico sobre o campo, o livro vai mostrando, sobretudo, uma impressionante massa de pesquisas e conhecimentos produzidos principalmente a partir dos anos 60, com a entrada em cena de várias disciplinas, tais como psicolinguística, psicologia cognitiva e sociolinguística, entre outras. Como boa linguista, Magda também busca raízes nos aportes antes trazidos pela semiótica e pela psicologia.

Para entendimento geral das bases a partir das quais ocorrem as disputas, a autora assimila os desvios conceituais assumidos na área – como a transformação de uma teoria como o construtivismo em método –, sempre, porém, fazendo-o com rigorosa observação do conceito de origem e da forma consagrada.

Parte, também, de uma premissa: a aquisição da língua escrita envolve três grandes facetas: a linguística (objeto do livro), a interativa (uso entre pessoas) e sociocultural (funções e valores sociais). E implica o domínio de dois grandes sistemas: um sistema de representação (a própria língua) e um sistema notacional (a tradução dos sons da língua em escrita alfabética).

É das tensões acerca de o que ensinar e como ensinar que advêm as maiores disputas. Encerrados em suas visões de mundo, os métodos têm proporcionado visões restritivas à ação dos educadores. Limitam a seu ponto de vista, sem abrir-se a outros e, sobretudo, ao que as investigações científicas têm comprovado.

Muito mais do que a adoção de um método, defende Magda Soares, é importante alfabetizar com método, considerando objeto e sujeito de aprendizagem e todas as áreas que têm contribuído na reflexão sobre a alfabetização. Para isso, reúne um dos mais sólidos – senão o mais sólido – corpo de referências sobre o tema no Brasil, realimentadas por sua experiência em curso na formação de docentes no município de Lagoa Santa/MG.
Ou seja, tudo o que mais se tem preconizado: o diálogo constante entre teoria e prática.

Autor

Rubem Barros


Leia Edição 232

60_63 Artigo BiaOK.indd

Jornalismo precisa discutir soluções para a educação

+ Mais Informações
shutterstock_140576308

Escolas mesclam educação formal com tecnologia

+ Mais Informações
shutterstock_352247702

Para jornalistas, professores e alunos precisam ser mais ouvidos pela...

+ Mais Informações
books-1539528_1920

Falsos objetos

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.