Revista Ensino Superior | Chegou a hora de aplicar a sala de aula invertida? - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

patrocinado

Chegou a hora de aplicar a sala de aula invertida?

Resultado de pesquisa com ensino híbrido exibe bons índices de aprendizagem e satisfação

Publicado em 30/06/2017

por Ensino Brand Studio

sagah-1-branded

*Apresentado por SAGAH Soluções Educacionais

Quais benefícios uma instituição de ensino superior colhe ao investir em um modelo de inversão de sala de aula? Para discutir esse ponto, falamos com uma empresa de soluções educacionais que aplica esses conceitos na produção de seus conteúdos e, também, com um especialista que pesquisa o assunto pela Universidade de Harvard (EUA).
Aqui estão perguntas e respostas sobre a sala de aula invertida.

Quais as vantagens da inversão de sala de aula na gestão de uma instituição?
Ao aplicar essa metodologia ativa, é possível aprimorar não apenas em aprendizagem, mas também em planejamento. “Não adianta ter conteúdo e plataforma tecnológica excelentes se não existir um ecossistema que possibilite avaliar de forma completa todo o cenário”, explica o gerente de Negócios da SAGAH, Rodrigo Severo. Com a proposta, afirma, é possível entender o perfil do docente, do estudante e ainda estabelecer análises como, por exemplo, risco de evasão do curso.

Há alguma comprovação de bons resultados na prática?
Em seu mais recente estudo sobre o tema pela Harvard University (Laspau), o pesquisador Gustavo Hoffmann propôs um comparativo entre um modelo de ensino híbrido (50% de presença) usando a solução da SAGAH, com um presencial tradicional, realizado em oito instituições espalhadas pelo Brasil. “Alunos do modelo híbrido com a sala de aula invertida tiveram aprendizado 9,2% maior que os do totalmente presencial”, comenta.
O estudo questionou, ainda, o nível de satisfação dos alunos, em uma escala de 1 a 5. O resultado foi de 3,9% para o método de inversão, aponta Hoffmann.

Essa metodologia ativa é a ideal para o ensino superior?
O estudo utilizou a proposta que integra elementos da EAD e presencial: os alunos têm acesso on-line ao conteúdo da aula no ambiente da SAGAH e, posteriormente, no encontro presencial é aplicada a sala de aula invertida, onde o estudante tem um papel muito mais participativo do que no modelo tradicional. “A pesquisa destaca essa opção, que apresenta menor custo, onde os alunos se mostram mais satisfeitos e aprendem mais”, conclui.

Autor

Ensino Brand Studio


Leia patrocinado

0002 - EBS_Grupo A - Web 300x500px

3 verdades e 1 mito sobre o uso da plataforma Blackboard

+ Mais Informações
0001 - EBS_PlanetaY - Web 500x300px (1)

Muito além do “curtir e compartilhar”

+ Mais Informações
lyceum-1-branded

Diante do cenário de incerteza, instituições investem em gestão...

+ Mais Informações
sagah-1-branded

Chegou a hora de aplicar a sala de aula invertida?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.