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NOTÍCIA
Programa de capacitação já treinou 60 docentes da instituição
Publicado em 20/12/2017
Professores das instituições mantidas pelo Grupo Cetec durante a realização dos treinamentos
A utilização de metodologias ativas de ensino é uma forte tendência na área educacional. Ao empregá-las, as instituições conseguem aumentar a motivação dos alunos e, consequentemente, melhorar os resultados de aprendizagem. A “mágica”, contudo, não acontece de forma simples.
Como enfatiza Fabiula Pimentel, diretora acadêmica do Grupo Cetec Educacional, para que elas deem resultados, é preciso traçar uma estratégia, capacitar os professores e acompanhar as ações realizadas. Foi pensando nisso que o grupo mantenedor das instituições ETEP, BILAC e Centro Universitário IBTA desenvolveu um programa de treinamento dos professores.
Como o objetivo era prepará-los para a adoção das metodologias ativas, nada melhor do que colocá-las em uso para que os docentes experimentasse o novo modelo. Dessa forma, foi escolhido um programa híbrido baseado no modelo da sala de aula invertida.
Nas atividades virtuais, são disponibilizadas leituras, vídeos, fóruns e exercícios, enquanto que nos encontros presenciais procura-se discutir e aplicar cada uma das metodologias que fazem parte do programa. “Estamos fazendo de uma forma em que não existe o ‘faça o que eu digo, não faça o que eu faço’. Ou seja, aplicamos os métodos apresentados aos professores desde o planejamento da capacitação até sua conclusão”, declara Ednei Januário, gerente de tecnologia educacional do grupo.
Já participaram da capacitação cerca de 60 professores, que têm aprovado a utilização da aula híbrida. Por meio de uma ferramenta de avaliação disponível no ambiente virtual de aprendizagem, verificou-se que 96% dos professores consideraram o material da sala virtual suficiente para as práticas e 100% dos professores consideraram que a capacitação trouxe uma contribuição prática para sala de aula.
Esses e outros indicadores são medidos e analisados para a melhoria de turmas subsequentes. “Se ensinamos e exigimos que o professor faça isso em suas aulas, também devemos fazer isso no projeto como um todo. Todas essas informações são de grande utilidade na tomada de decisão”, afirma Fabiula.