Revista Ensino Superior | Professor afasta medo de matemática com violino - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 232

Professor afasta medo de matemática com violino

Marcos Ribeiro dá aula de cálculo na Facens. Com a chegada da música, ele percebeu que os alunos se soltaram e sentem-se à vontade para fazer perguntas

Publicado em 24/09/2018

por Redação Ensino Superior

professor Pela via do afeto: o violino “desarmou” os estudantes, que deixaram de temer as aulas de cálculo

violino

Pela via do afeto: o violino “desarmou” os estudantes, que deixaram de temer as aulas de cálculo

Mesmo entre os alunos de engenharia, a matemática é uma disciplina que enfrenta histórica resistência em sala de aula. Apesar disso, é ela quem acolhe os calouros desses cursos que, quase sempre, começam com uma extensa carga horária de cálculo.  A alta evasão desses programas em algumas instituições não é à toa, aliás. Os alunos que não têm uma base sólida de exatas desistem.

Marcos Vinícius Ribeiro conhece bem essa situação. Há 17 anos, ele dá aulas de cálculo diferencial e integral, além de estatística, na Facens, localizada em Sorocaba (SP). Seus alunos são quase sempre aqueles que estão começando a graduação, um período cheio de expectativas e muita ansiedade.  Juntando com o medo da matemática, esses semestres iniciais podem ser desafiadores, o que levou Marcos a buscar meios de romper esse ciclo.

Desde 2002, ele toca violino em sala de aula, seja para relacioná-lo a algum conteúdo (como ao Teorema de Tales), seja para humanizar o ambiente. “Com essa prática, consegui me aproximar dos alunos e, a partir disso, passamos a estabelecer outras formas de relacionamento. Temos agora uma conexão afetiva e ela favorece muito o aprendizado”, conta o professor-músico.

Como primeiro resultado, os alunos perderam o medo de perguntar, relata Marcos. E como eles se sentem mais à vontade para tirar dúvidas, o  desempenho nas disciplinas melhorou de maneira geral. Para além das questões de cálculo, muitos alunos passaram a se interessar pelas aulas como músicos e até formaram uma banda, o Facens Musical, liderada pelo professor.

“A música transforma o ambiente, muda o estado de espírito, desenvolve a liderança, o trabalho em equipe e a desinibição dos alunos. São benefícios que contribuem muito com a vida profissional”, completa.

Leia também:

https://revistaensinosuperior.com.br/universidadecombatedesigualdade-christineortiz/

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 232

aluna

Belas Artes inaugura novo centro de pesquisa e experimentação

+ Mais Informações
estudando

EAD tem queda no total de concluintes

+ Mais Informações
São Camillo

São Camilo inclui importância do trabalho em equipe nas disciplinas

+ Mais Informações
cásper líbero

Meios digitais impõem reformas na grade dos cursos de comunicação

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.