Revista Ensino Superior | Empresários desafiam alunos e elegem as melhores estratégias de negócios - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Ensino edição 233

Empresários desafiam alunos e elegem as melhores estratégias de negócios

Atividade acontece no curso de Administração do Cesupa, localizado no Pará

Publicado em 12/10/2018

por Redação Ensino Superior

Empresários desafiam alunos e elegem as melhores estratégias de negócios Competição acadêmica: com o apoio dos professores, os estudantes formulam soluções para problemas apresentados por empresas parceiras (foto: divulgação)

Por: Caio Fanha*

44 minutos do 2º tempo. Jogo empatado. Esse resultado vai eliminando o time da casa do campeonato. Minutos de muita tensão, quando finalmente sai o gol.

Momento de êxtase total, com pessoas desconhecidas se abraçando e gritando de felicidade. Você já presenciou momentos como esse?

Jogos arrastam multidões e movimentam no Brasil R$ 67 bilhões, de acordo com a FGV (2017). Essa paixão poderia ser usada em prol da educação.

Mas como? De que maneira os professores poderiam desenvolver competências comportamentais e técnicas usando o poder dos jogos?

Aula próxima à realidade

Uma das respostas está no Business Consulting Game, realizado no curso de Administração do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa). Trata-se de uma competição que insere os alunos no mundo das consultorias e os coloca em contato com empresas da região.

Ao longo do semestre, eles têm contato com quatro companhias. Estas lançam desafios reais e ainda elegem as melhores estratégias de negócios.

Além de colocar os alunos na posição de consultores, a ferramenta os incentiva a buscar conhecimento e a desenvolver competências de forma autônoma, tudo baseado nos conceitos de aprendizagem significativa, construtivismo, sala de aula invertida e aprendizado baseado em jogos.

Até momento, o Business Consulting Game já foi aplicado a três turmas (110 alunos). Todos aprovaram a iniciativa e 88% declararam que se sentiram motivados ou muito motivados.

Comparando esta metodologia ativa de ensino com outros formatos de aulas, 95,9% dos alunos entrevistados relataram como positivo ou muito positivo o formato de jogo.

Quase a totalidade (94%) também confirmou o desenvolvimento de habilidades como liderança, pensamento crítico, trabalho em equipe e tomada de decisão.

E, finalmente, 96% consideraram importante ou muito importante para a carreira terem vivenciado a competição.

Esperamos que o Business Consulting Game possa engajar cada vez mais os alunos e que estes possam se motivar para se tornar melhores profissionais, impactando de forma positiva o mercado e a sociedade como um todo.

Os mercados estão mudando quase que diariamente, e é nosso papel, como educadores, rever formatos de sala de aula para garantir a qualidade da formação acadêmica.

*Caio Fanha é coordenador do curso de Administração da Escola de Negócios, Tecnologia e Inovação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa).

Leia também:

https://revistaensinosuperior.com.br/caiprocura-peloscursos-de-engenharia/

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino edição 233

IES apresentam ao MEC documento para promover mudanças na legislação e transformar a educação superior

IES apresentam ao MEC documento para promover mudanças na legislação e...

+ Mais Informações
Uninter oferece EAD gratuito para futuros universitários

Uninter oferece EAD gratuito para futuros universitários

+ Mais Informações
Empresas apostam na neurodiversidade para crescerem

Empresas apostam na neurodiversidade para crescerem

+ Mais Informações
Festival de educação propõe reinvenção da feira do estudante

Festival de educação propõe reinvenção da feira do estudante

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.