USP e Unicamp aparecem em segundo e terceiro lugar no ranking QS Latin America de 2019
Publicado em 06/11/2018
Pelo segundo ano consecutivo, a Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC) ficou em primeiro lugar no ranking QS Latin America University.
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
Entre as particulares brasileiras, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) se destacou com a melhor classificação: 12ª posição. A PUC-São Paulo (46ª posição), a PUC-Rio Grande do Sul (49º posição), a Universidade Presbiteriana Mackenzie (103ª posição) e a PUC-Paraná (124ª posição) são algumas das brasileiras presentes no ranking.
Critérios
Reputação acadêmica (30%), reputação entre empregadores (20%), quantidade de docentes com doutorado (10%), citações em pesquisas (10%), rede internacional de pesquisa (10%) e impactos na internet (5%) foram alguns dos critérios avaliados.
O Brasil é o que possui mais instituições presentes no ranking, 90, porém a pesquisa aponta que o índice de confiabilidade do empregador tem diminuído entre as redes de ensino brasileiras. Nesse critério, a USP ficou na quarta posição e as demais instituições do Brasil tiveram queda em relação ao ano anterior.
Para ver o ranking total, clique aqui.
Novartis busca pesquisadores de países emergentes