NOTÍCIA
Docente do curso de Medicina da Anhembi Morumbi insere os alunos na realidade das crianças desfavorecidas
Publicado em 17/06/2019
Há quatro anos, os alunos do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi vão semanalmente a duas creches públicas para realizar atendimento médico. Localizadas na Mooca, zona leste de São Paulo (SP), as escolas têm juntas 500 crianças de 0 a 6 anos, sendo muitas delas carentes do ponto de vista econômico, cultural e social. Muitas sequer fazem acompanhamento médico. Não faziam, na verdade.
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Graças à iniciativa da professora Cássia Amaral, as crianças desassistidas passaram a receber os cuidados da pediatra e de sua equipe de universitários. Divididos em grupos, que vão se revezando, eles visitam as creches para observar e examinar as crianças que requerem mais atenção, conforme indicação dos professores e coordenadores pedagógicos.
Aqueles que precisam realizar exames e receber acompanhamento mais de perto são encaminhados para o ambulatório da universidade, onde são recebidos para realizar eventuais tratamentos.
De acordo com a professora, o trabalho conjunto com a creche tem sido muito benéfico para todos, pois antes os alunos ficavam muito restritos à teoria. Cássia Amaral queria que eles tivessem contato com as crianças e que conhecessem uma realidade socioeconômica diferente da vivida por grande parte deles. Os alunos aprovaram a experiência e fazem questão de participar. Muitos até gostariam que a frequência das visitas fosse maior, visto que, devido ao rodízio, eles não vão às creches toda a semana.
Os estudantes também passam por uma transformação, afirma a pediatra. De início, eles acham que a experiência será apenas uma oportunidade de ter contato com as crianças. Enxergam quase como uma brincadeira. Porém, logo se sensibilizam com a realidade das creches e começam a perceber a importância do trabalho que realizam. “Eles sentem o peso da responsabilidade, pois as famílias ficam muito gratas.”
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