Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Desenvolvido na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, sistema surgiu em um programa de iniciação científica
Publicado em 17/07/2019
Dois estudantes do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), Arthur de Souza e Vittoria Cassoni, desenvolveram um software de inteligência artificial para prever a evasão de alunos.
A estimativa é feita com base em uma série de dados, como o perfil socioeconômico dos universitários e o desempenho deles no vestibular.
Leia também:
Os alunos querem montar a própria grade curricular. Como viabilizar isso no ensino superior?
Segundo a FTT, localizada em São Bernardo do Campo (SP), de cada dez casos de desistência, o sistema consegue prever corretamente sete deles.
Atrativo às instituições de ensino por ser uma ferramenta de retenção de alunos, o projeto surgiu em um programa de iniciação científica da FTT e levou oito meses para ser concluído.
O software pode ser utilizado em qualquer sistema operacional e, segundo a faculdade, poderia ser implementado em qualquer organização educacional que disponibilize dados relacionados ao perfil socioeconômico e de desempenho acadêmico de seus estudantes.
Porém, até o momento, não há interesse em comercializá-lo. O trabalho dos universitários teve a orientação do professor de matemática Diogo Martins Gonçalves de Morais e deve passar por aperfeiçoamentos.
Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos
Instituições apostam em novos modelos de financiamento estudantil