NOTÍCIA
Para o autor do best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, a tecnologia pode aumentar os desafios em relação ao enfrentamento das desigualdades
Publicado em 10/01/2020
A tecnologia poderá aprofundar as desigualdades sociais, especialmente em países pobres, onde há um alto número de pessoas com baixas qualificações para o mundo do trabalho, afirmou o historiador Yuval Noah Harari (foto), autor dos best-sellers Sapiens: uma breve história da humanidade (L&PM), Homo deus: uma breve história do amanhã (Companhia das Letras)e 21 lições para o século 21 (Companhia das Letras).
Assista: O impacto das tecnologias no curso de Direito
Em apresentação feita no evento HSM Expo, realizado em São Paulo, o especialista alertou para a necessidade urgente de qualificar as pessoas. “Há cinco anos nós não discutíamos com tanta intensidade a inteligência artificial. Temos que agir agora, pois, se deixarmos para depois, as pessoas chegarão despreparadas.
A automação é um problema sério”, ressaltou Harari, lembrando que até algumas funções desempenhadas por médicos poderão ser automatizadas. O historiador também afirmou que os países precisarão trabalhar em conjunto para resolver os desafios gerados pela transformação digital e tantos outros, como a crise climática. Em sua opinião, líderes nacionalistas que se opõem ao globalismo, como Donald Trump, estão na direção errada.
Ex-reitora explica como criou nos EUA universidade que busca combater desigualdade
Conheça a MetaRed, um projeto internacional e colaborativo para o ensino superior