Parceria da Universidade Corporativa Semesp e Columbus Association foca nos desafios gerados pela pandemia visando a construção de um novo modelo universitário. Inscrições abertas até 12 de outubro
Publicado em 08/10/2020
A Columbus Association é uma associação de universidades europeias e latino-americanas que tem a missão de promover a colaboração entre instituições de ensino superior visando aprimorar os processos e estruturas de gestão. A novidade é que um de seus cursos, destinado a equipes de gestão de IES como reitores, vice-reitores, diretores de unidades acadêmicas e gerentes administrativos, acaba de chegar ao Brasil por meio da Universidade Corporativa do Semesp.
Leia: Negros contratados para cargos de liderança em SP são menos de 4%
Se trata do Programa de formação para dirigentes universitários: traçando rotas de ação para o “novo normal” no ensino superior, cujas inscrições estão abertas até 12 de outubro (clique aqui). Inovação, estratégia e liderança estruturam o programa que é pautado nos desafios que a pandemia impôs para o ensino superior mundial.
Com duração de quatro semanas, de 29 de outubro a 20 de novembro de 2020, o programa internacional acontecerá duas vezes por semana, três horas por dia, via Zoom, às quintas e sextas, em horário a confirmar: 10h às 13h15 ou 110 às 14h15.
Importante destacar que o programa é destinado à equipe das IES de dirigentes universitários, não se tratando de um interesse individual. Conta com certificado pela Columbus Association que será entregue a cada membro da equipe que participar.
Leia: Ser estratégico é repensar a tecnologia como motor do ensino superior
Sustentabilidade: as universidades públicas terão que competir por recursos com outros bens públicos (saúde, programas de emprego etc) e universidades privadas enfrentarão às decisões das famílias em relação ao investimento na educação dos filhos.
Adaptação entre um ambiente global em vertiginosa transformação radical, e a capacidade de resposta das instituições de ensino superior a novas situações, com um impacto na sua legitimidade.
Percepção nos diferentes níveis da universidade, o que dificulta o início processos de mudança consensual.
Associados Semesp: € 800 (por instituição)
Inscrições até 12 de outubro de 2020 enviando e-mail para Cecilia Valdés c.valdes@columbus-web.org com as seguintes informações:
Lista dos gestores que formarão a equipe que participará do programa. Levando em consideração que o treinamento é para equipes de gestão (não é um treinamento individual). O número de executivos participantes por universidade deve habilitar o trabalho em equipe de forma síncrona e assíncrona.
Os participantes devem ser escolhidos levando em consideração seu nível de responsabilidade e disponibilidade. A lista deve incluir membros da equipe da reitoria, bem como diretores de unidades acadêmicas, cuja participação é considerada relevante. Forneça: nome, cargo, unidade / departamento, e-mail.
O nome do gestor da universidade que atuará como coordenador e principal líder do grupo. É desejável que este coordenador atue como um dos gerentes participantes.
Informações sobre a universidade para que a Columbus Association envie a fatura correspondente ao pagamento da taxa de inscrição (€ 800). Assim que a inscrição for confirmada, o coordenador de cada universidade receberá um questionário para identificar o perfil das instituições participantes e suas prioridades. O mesmo deve ser preenchido e devolvido o mais rápido possível.
Ibmec chama o mercado para cocriação
Universidades precisam se reinventar e buscar inovações disruptivas