Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
As ferramentas disponíveis precisam ser benéficas para o corpo docente
Publicado em 28/10/2021
O futuro da educação: tecnologia como apoio para aprimorar a aprendizagem foi tema de um painel oferecido pela Turnitin, empresa de soluções de integridade acadêmica e avaliação, durante o 23º Fnesp, maior fórum do ensino superior privado da América Latina.
Usar as ferramentas tecnológicas em sua superficialidade precisa sair de cena. O futuro e a mudança da educação dependem, sobretudo, da capacitação dos docentes em relação à tecnologia, defendeu no painel Diana Abreu, gerente de tecnologias educacionais na FGV. A gerente também se posicionou sobre o ensino híbrido.
“Estamos indo para uma educação cada vez mais baseada na experimentação, nas aulas hibridas, assistentes virtuais inteligentes e tutor virtual inteligente”, disse Abreu.
Diana Abreu concluiu sua fala destacando: “a transformação digital e ser digital vai além do uso da tecnologia. É de fato uma transformação genuína cultural e do mindset, tanto organizacional da escola quanto das pessoas que usam a tecnologia”.
Tecnologias disponíveis
Logo depois, Cesar Barretto, executivo de contas da Turnitin, compartilhou recursos desenvolvidos pela empresa. Entre eles, a saber, um que segundo ele favorece tanto o aluno quanto o professor, o Turnitin Draft Coach, ferramenta já usada em universidades que apoia a escrita original e que entre os recursos detecta, por exemplo, quando o aluno acaba pesquisando de uma fonte aparentemente confiável, porém com um conteúdo duvidoso.
Nesse sentido, o executivo finalizou a sua fala enaltecendo o Turnitin Draft Coach. “O docente sente um impacto em sala de aula causado pelo uso dessas ferramentas. 76% dos professores disseram que notaram alunos mais engajados.”
Em resumo, o 23º Fnesp acontece de 27 a 29 de outubro na capital paulista e destaca os principais assuntos do setor. Por conta da pandemia, este ano o evento está sendo pela primeira vez híbrido.
É preciso melhorar e repensar ensino online
Famílias valorizam mais os professores depois da pandemia