NOTÍCIA

Inovação

Universidade particular é referência em prática e inovação social

Com 74 anos de existência, a Uniandes tem práticas de defesa do meio ambiente e apresenta um sistema de ensino que vale a pena conhecer

Publicado em 27/05/2022

por Redação Ensino Superior

Uniandes Foto: reprodução

Privada, a Universidad de Los Andes (Uniandes) foi fundada em 1948, em Bogotá, na Colômbia e hoje se coloca como uma universidade sustentável. Por meio do programa Sostenibilidad Uniandes, composto por cinco eixos como: cultura e aprendizagem, ecossistemas, gases de efeito estufa, evolução e operação do campus e bem-estar, a instituição realiza relatórios anuais de sustentabilidade e estabeleceu um programa específico para a economia de energia elétrica com a instalação de painéis solares, fazendo com que o campus fosse declarado livre de fumaça em 2019.

Leia: Universidade católica é referência global em energia limpa

Seus programas de financiamento têm bolsas de estudo para 38% dos alunos de graduação; 32% de mestrado e 76% de doutorado. Além disso, oferece várias possibilidades como empréstimos reembolsáveis ou perdoáveis e auxílio financeiro para alimentação, fotocópias, materiais e transporte, crédito de emergência e pagamento para  alunos dos seus 17 cursos de doutorado. Estas políticas de financiamento e auxílio aceitam doações e parcerias com empresas e outros doadores.

A formação é integral e transdisciplinar, considerada uma missão da universidade. Com isso, a possibilidade de escolher disciplinas do ciclo básico e também de dupla titulação se destacam. Desde o primeiro ano o aluno pode cursar disciplinas eletivas, escolhidas dentre o rol do “Ciclo Básico Uniandino”, que faz parte da formação geral da Uniandes e permite aos estudantes de todos os cursos, além de um nivelamento em disciplinas básicas como espanhol e língua estrangeira, ter contato com outras áreas diferentes da formação escolhida.

Uniandes
As iniciativas de integração com a comunidade local são também formas de promover a cidadania. Foto: reprodução

Internacionalização e reconhecimento

Com 10 faculdades, 44 cursos de graduação, 76 de mestrado e 33 especializações, a Uniandes tem a internacionalização como regra. Para tanto, possui uma escola internacional de verão que acontece todos os anos e convênios para que seus estudantes de direito especialmente, realizem atividades em universidades estrangeiras. Além disso, o programa de graduação em Direito da Universidad de los Andes tem nove áreas de enfoque com o objetivo de orientar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Por essa razão, ocupa a 51ª posição no ranking temático de direito da QS top universities – editorial inglês de rankings de universidades, ex-parceiro da Times Higher education – e também o 4º lugar em empregabilidade no mesmo ranking, se poscionando no 101º lugar entre as universidades do mundo todo. 

Comunidade

Em recursos educacionais abertos, a Uniandes tem parceria com a Coursera e oferece vários cursos gratuitos, abertos e online. Além disso, o Centro de Inovação em Tecnologia e Educação fornece vários materiais sobre ensino e atividades online, disponibilizados ao público. A aprendizagem ao longo da vida proporciona a realização de programas de formação continuada, mestrado e doutorado na universidade. Alguns destes programas são voltados à comunidade externa e outros a crianças e adolescentes.

Leia também

WHEC 2022: o que o MIT tem de tão bom? 

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Inovação

Prática é diferencial

Prática e bons parceiros são importantes diferenciais

+ Mais Informações
Produtos digitais

Reitor recomenda produtos digitais na gestão

+ Mais Informações
IA generativa

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

+ Mais Informações
Sobre caravelas e esperança | Inovação

Sobre caravelas e esperança

+ Mais Informações

Mapa do Site