Notícias

Ansiedade está presente em seis a cada 10 jovens

Segundo a pesquisa coordenada pelo Atlas das Juventudes, os jovens ainda estão sentindo os efeitos da pandemia

Publicado em 04/11/2022

por Revista Educação

pexels-engin-akyurt-3356489 Foto: Pexels

Na terceira edição da sériJuventudes e a pandemia: e agora?, seis a cada 10 participantes passaram ou vêm passando por ansiedade nos últimos seis meses e 50% sentem o cansaço e exaustão frequentes como efeitos da pandemia. No levantamento, 18% dos jovens relataram depressão e 9%, automutilação ou pensamento suicida.

Divulgada em setembro, a terceira edição da pesquisa ouviu mais de 16 mil jovens de 15 a 29 anos de todo o país e é coordenada pelo Atlas das Juventudes e realizada em parceria com Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Em Movimento, Fundação Roberto Marinho, Rede Conhecimento Social, Mapa Educação, Porvir, Unesco e Visão Mundial, com apoio de Itaú Educação e Trabalho, GOYN-SP e Unicef. 

Leia: Saúde mental precisa da diversidade

Em termos de aprendizagem, 55% sentem que ficaram para trás como consequência da pandemia. E 11% ainda pensam em deixar de estudar nos últimos seis meses, enquanto 34% já pensaram, mas não querem mais parar. Durante os anos da pandemia, parte deles chegou a interromper os estudos em algum momento: em 2020, foram 28%; em 2021, 16% e em 2022, 3%.

Terceira edição da pesquisa ouviu mais de 16 mil jovens de 15 a 29 anos de todo o país (Foto: Pexels)

Além disso, 52% sentem que desenvolveram ou intensificaram a dificuldade de manter o foco, 43% de se organizar para os estudos e 32% para falar em público, em função do perío­do remoto.

Quase 5 a cada 10 jovens consideram que os conteúdos mais importantes para a escola estão relacionados à preparação para o mundo do trabalho e atividades para trabalhar as emoções. Para 1/3, as estratégias para organizar o tempo de estudo são essenciais.

Pensando no futuro da educação e nas prioridades para apoiar jovens a lidar com os efeitos da pandemia, são destacados, novamente, o apoio psicológico, desta vez para toda a comunidade escolar, a bolsa de estudos e auxílio estudantil e a ampliação de oportunidades para a educação profissionalizante.

Matéria publicada na Plataforma Educação. Confira outros conteúdos de nossa parceira em revistaeducacao.com.br.

Autor

Revista Educação


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site