Notícias

Cultivando uma filantropia climática justa

Como o financiamento e as políticas climáticas excluem aqueles que sofrem os piores efeitos das mudanças do clima e de que forma o investimento em pequenos agricultores pode ajudar na correção desse desvio.

Design-sem-nome

Por Claire McGuinness e Matthew Forti/Stanford Social Innovation Brasil*: Uma potente combinação de oportunidades inexploradas e injustiça climática está colocando em uma situação difícil os pequenos agricultores do mundo todo. Esses produtores, que tradicionalmente cultivam áreas de até 20 mil metros quadrados e somam 50 milhões de pessoas apenas na África Subsaariana, enfrentam alguns dos efeitos mais agudos das mudanças climáticas. Uma vez que não há irrigação constante do solo, a maior parte das terras é cultivada com uma técnica agrícola que depende das chuvas das monções para prosperar.

Leia: Respeitar os direitos de povos indígenas é melhor para os negócios

Isso  expõe os produtores a secas e tempestades capazes de acabar com suas plantações, o que significa comida insuficiente para o sustento de suas famílias ao longo do ano. Ainda assim, nenhum dos financiamentos que a comunidade global tem dedicado ao combate ao aquecimento global é direcionado a pequenos agricultores, que pouco aparecem em conversas políticas de alto nível sobre as prioridades climáticas. Embora quase não tenham ajudado a criar os problemas que ameaçam seus meios de subsistência, os pequenos agricultores são deixados por conta própria para enfrentá-los. 

Há três razões principais para colocar os pequenos produtores agrícolas à frente e no centro da agenda climática global

Primeiro, apoiar a adaptação climática (práticas que ajudam as pessoas a se ajustarem aos efeitos das mudanças climáticas) para pequenos proprietários é uma maneira incrivelmente eficiente de melhorar a pobreza global. Isso é ainda mais relevante em um momento em que o planeta está atrasado em vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo aqueles relacionados à redução da pobreza e à segurança alimentar. Uma vez que os agricultores representam até 80% das pessoas que enfrentam a fome e a pobreza, fortalecer sua resiliência a impactos que reduzem renda e o suprimento de alimentos é um dos melhores investimentos para alcançar os ODS.

Apoiar a adaptação climática para pequenos proprietários é uma maneira incrivelmente eficiente de melhorar a pobreza global
Foto: Pexels

Em segundo lugar, há um enorme e inexplorado potencial para a mitigação climática (esforços para reduzir ou prevenir as emissões de gases de efeito estufa), dado o escopo das terras que os pequenos proprietários administram no mundo. Algumas estimativas indicam que até 40% das terras agrícolas globais são administradas por pequenos proprietários. Estas famílias de agricultores podem desempenhar um papel significativo na mitigação das mudanças climáticas se estiverem equipadas com ferramentas para maximizar os ganhos ambientais que suas terras podem proporcionar.

Finalmente, há um imperativo moral de apoiar as pessoas que têm a menor responsabilidade e a maior vulnerabilidade diante da crise climática. Mesmo que o investimento em pequenos agricultores não tivesse a enorme oportunidade de mitigação que de fato oferece, aqueles de nós do Ocidente, que impulsionam as mudanças climáticas, ainda teríamos o dever ético de ampará-los no alívio dos desafios que criamos para eles, ajudando a obter a justiça climática. 

A experiência de Enife Matemba fornece um exemplo pungente desta necessidade de investir nos pequenos agricultores

Matemba trabalha com a organização onde atuamos, a One Acre Fund, que ajuda mais de 1,5 milhão de famílias de pequenos agricultores na África a melhorar suas colheitas, rendimentos e resiliência. O sítio de Matemba em Mulanje, no Malawi, foi atingido pelo ciclone Ana no início de 2022. A região ficou inundada por três dias, e metade de suas terras foi soterrada com areia e pedregulhos trazidos pelas fortes chuvas. O dano foi irreparável, o que a deixou sem uma fonte de renda suficiente para ela e sua família.

“Depois das chuvas fortes, quando fui às minhas plantações, quase a metade já havia desaparecido. E o resto, por causa do alagamento, estava amarelando e com todas as folhas rasgadas… minha colheita foi pequena, então não recebi nada, [e] o preço do milho está muito alto agora porque as pessoas não colheram nesta área.”

À medida que as mudanças climáticas continuam avançando, eventos relacionados ao clima que destroem os meios de subsistência como o ciclone Ana se tornarão mais comuns. 

Apesar do argumento claro para apoiá-los, os pequenos produtores são virtualmente excluídos do financiamento e das políticas climáticas globais e apenas 1,7% das centenas de bilhões de dólares alocados para o financiamento climático global vai para pequenos proprietários, segundo um estudo recente do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Esta falta de capital tem efeitos reais e definitivos ​​na vida dos agricultores. Um choque climático pode significar uma perda total da colheita de um agricultor, dando início a  meses de poucas refeições para as famílias e uma redução severa de renda que impossibilita até o pagamento de coisas como taxas escolares.

A magnitude do problema torna necessárias filantropia e ajuda em escala

Recompensar de maneira eficiente os agricultores pela adoção de soluções de mitigação climática baseadas na natureza – incluindo agrossilvicultura, agricultura regenerativa e mitigação baseada em sítios e famílias – pode fornecer a eles os meios para atender às suas necessidades básicas enquanto adaptam ainda mais suas terras e práticas às mudanças climáticas.

*Este artigo faz parte da revista Stanford Social Innovation Review Brasil. Acesse a SSIR para ler o artigo na íntegra: clique aqui.

Autor

Stanford Social Innovation Brasil


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site