NOTÍCIA

Revista Educação

IES oferece disciplina gratuita em pedagogia

Disciplina presencial ‘fases da vida’ pretende auxiliar futuros profissionais da educação ou professores graduados no desenvolvimento da compreensão sobre as perspectivas da criança e do adolescente em diferentes faixas etárias. Atividade conta com certificado de extensão e ampliação cultural da instituição

Publicado em 21/02/2023

por Revista Educação

faculdadade-rudolf-steiner-1024x682 Atividade gratuita contará com certificado de extensão. Foto: Reprodução/FRS

A formação de um educador deve ir muito além de aprender técnicas sobre como ensinar um conteúdo, desenvolver aspectos cognitivos dos alunos ou compreender a estrutura do funcionamento escolar. Sabendo disso, para auxiliar os futuros professores a desenvolver um olhar mais humano ainda na formação acadêmica, a Faculdade Rudolf Steiner, em SP, abre inscrições gratuitas para a disciplina ‘fases da vida’, com início amanhã, 16 de fevereiro.

 

Leia: Professores resistem a mudanças nas IES

 

Estudantes de pedagogia, psicologia, psicopedagogia ou outra graduação de qualquer instituição de ensino superior (pública ou privada) e que estejam interessados em aprofundar o conhecimento sobre a educação para crianças e jovens podem cursar a disciplina sem custo. As vagas são limitadas.

Ministrada na modalidade presencial, a capacitação oferece aos participantes a oportunidade de desenvolver a consciência e a compreensão sobre as perspectivas da criança em diferentes ciclos da vida, um recurso importante para construir a capacidade de relacionamento com seus futuros alunos em sala de aula.

Para participar

As aulas terão início em 16 de fevereiro e ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 18h às 21h40, na Faculdade Rudolf Steiner, situada na Rua Job Lane, 900, Alto da Boa Vista, em São Paulo. A previsão de encerramento será em junho. Quem participar receberá um certificado de extensão e ampliação cultural da instituição.

As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp 11 96840 4224 e, durante o contato, os interessados terão que apresentar comprovação de vínculo acadêmico com qualquer graduação por meio de documentos, como a carteirinha de estudante, declaração, boleto ou comprovante de matrícula. Além de estudantes do ensino superior, a disciplina ‘fases da vida’ também está disponível, em condição diferenciada, para professores já graduados.

Sobre a formação

Durante a jornada de ensino, o universitário vai estudar as características e qualidades das diferentes faixas etárias e revisitar seu próprio percurso escolar, entrando em contato com vivências da infância e juventude. Importantes pensadores da história da psicologia, como Sigmund Freud e Carl Gustav Jung, além de conceitos da pedagogia waldorf e da antroposofia, integram os fundamentos dos estudos.

“É uma disciplina que apresenta algumas concepções da biografia humana. Estudamos, por exemplo, o surgimento da ideia do inconsciente, de como aquilo que vivenciamos como criança marca a nossa vida adulta. Além disso, tratamos da importância de o professor ser mais consciente na relação com os alunos e compreender o papel que a escola tem no seu desenvolvimento. E trazemos ainda a visão da pedagogia waldorf, estudando com maior profundidade os momentos mais importantes de ser criança dos zero aos sete anos, dos sete aos 14, depois na fase do ensino médio e até na vida adulta”, esclarece Florencia Guglielmo, docente da disciplina.

Faculdade Rudolf Steiner quer compartilhar conhecimento

Florência é atuante na pedagogia waldorf, especialista em teoria psicanalítica e doutora em ciências da saúde pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Além de professora no ensino superior, a profissional também integra o corpo de apoio pedagógico da Escola Waldorf Rudolf Steiner.

Diretora da faculdade, Melanie Guerra explica que a abertura da disciplina ‘fase da vida’ a outros graduandos de pedagogia tem o intuito de colaborar com a qualidade de uma formação mais humanizada e integral de futuros docentes.

“Assim como fazemos com nossos alunos, queremos apoiar e contribuir com outros estudantes de pedagogia, ampliando o conhecimento e democratizando ensinamentos e boas práticas que colaborem para a sua formação. É mais uma estratégia para ajudarmos na melhora na educação”, explica Melanie.

 

Leia também: Conheça os princípios da pedagogia Waldorf na infância

 

Matéria originalmente publicada na revista Educação. Confira outros conteúdos sobre educação básica em revistaeducacao.com.br.

Autor

Revista Educação


Leia Revista Educação

Professoras indígenas

Você já teve um professor indígena?

+ Mais Informações
ESG na educação básica

ESG: esforços têm início na educação básica

+ Mais Informações
Edimilson de Almeida Pereira e Madu Costa

A pauta antirracista nas instituições de ensino

+ Mais Informações
IA

Estudantes precisam de capacitação para a IA

+ Mais Informações

Mapa do Site