NOTÍCIA

Fnesp 2023

Fnesp motiva universidade a investir em espaço de lazer

Centro de convivência e sala de descompressão oferecem lazer e conforto para que os estudantes possam estudar e relaxar na IES

Publicado em 21/06/2023

por Ensino Superior

uniara Sala de descompressão disponibiliza jogos, videogames e mesa de sinuca (foto: divulgação/Uniara)

Impulsionada pela última edição do Fnesp, evento promovido pelo Semesp que teve estudantes como tema principal, a gestão da Universidade de Araraquara (Uniara), localizada no município do interior paulista, planejou um espaços dedicados ao bem-estar dos alunos. Inaugurados no dia 15 de junho na Unidade 1, o centro de convivência e a sala de descompressão oferecem lazer e conforto para que os discentes possam estudar e relaxar na IES.

Os espaços recém-inaugurados foram planejados desde setembro de 2022, quando aconteceu o 24º Fnesp. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Uniara, Ricardo Mauro, esteve presente no evento e contou como a experiência estimulou o projeto. “O Fnesp nos deixou com a pulguinha atrás da orelha para esse desafio”, brinca. “Uma das pautas faladas no congresso foi a respeito da saúde mental dos estudantes. Proporcionar esses ambientes é uma consequência disso, para que o aluno tenha um espaço para desestressar fora da sala de aula”, diz.

 

Leia: 35% dos estudantes têm problemas de saúde mental

 

Centro de convivência é dedicado ao conforto dos alunos (foto: divulgação/Uniara)

Com mesas, puffs e um espaço de café, o centro de convivência é dedicado ao conforto dos alunos, pensado para estudos, conversas informais e networking. Já a sala de descompressão é voltada para o entretenimento, com a disponibilização de jogos, videogames e mesa de sinuca. Ricardo destaca que o lugar também é importante para manter os estudantes dentro da IES. “Nós temos alunos que, mesmo de férias, estão frequentando o lugar, participando de jogos”, cita. “O objetivo maior é esse, fazer com que a universidade seja uma extensão da própria casa do discente”, completa. 

Professores e funcionários também têm acesso livre aos novos espaços que, segundo Ricardo, foram abraçados pelos alunos. “O movimento dessas áreas superou as nossas expectativas, eles estão aproveitando ao máximo”, relata.

Além do centro de convivência e da sala de descompressão, outras iniciativas pensadas para a saúde dos discentes estão nos planos da gestão. “Queremos uma academia para que o aluno possa praticar atividades físicas dentro da instituição. Temos pensado em formas de auxiliar no bem-estar do corpo, da mente e até mesmo o espiritual. Talvez com uma sala de oração ou um espaço para meditar”, acrescenta.

Autor

Ensino Superior


Leia Fnesp 2023

Fnesp

Fnesp: 25 anos de boas e necessárias provocações

+ Mais Informações
Fnesp 2023

Avaliação é ponto forte na reestruturação das IES

+ Mais Informações
Fnesp 2023 | Formação docente em pauta

Camilo Santana aborda a formação docente na primeira manhã do Fnesp

+ Mais Informações
Fnesp 2023 | O que os estudantes esperam das IES?

Estudantes valorizam IES que realiza parcerias com empresas

+ Mais Informações

Mapa do Site