Revista Ensino Superior | Learnability: o superpoder de aprender
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Educação

Colunista

Thuinie Daros

Diretora de qualidade e inovação acadêmica na Vitru Educação

Learnability: o superpoder de aprender

Habilidade não se restringe apenas à memorização de informações, mas também envolve a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e resolver problemas complexos

Learnability "Learnability" se refere à habilidade de uma pessoa aprender constantemente (foto: Pexels)

Se você está imerso no ambiente acadêmico, é provável que já tenha se deparado com o termo “Learnability” ou “Aprendibilidade”. Mas o que exatamente isso significa? De onde vem essa ideia e, mais importante, como podemos desenvolver esta competência em nós mesmos e em nossos estudantes?

Em sua essência, a expressão “Learnability” ou “Aprendibilidade” se refere à habilidade de uma pessoa aprender constantemente, abrindo-se para novas habilidades e conhecimentos ao longo do tempo. Em um mundo em constante transformação, em que  novas tecnologias, informações e paradigmas surgem a cada instante, a aprendibilidade se torna uma competência essencial para o sucesso tanto na vida profissional quanto pessoal.

Esta expressão tem sido usada de modo cada vez mais recorrentemente e embora pareça um termo novo, foi cunhado pelo psicólogo alemão Klaus Holzkamp em seu livro Aprendizagem: Fundamentos da Ciência do Sujeito, publicado pela primeira vez em 1974.

A aprendibilidade, conforme definida por Holzkamp, é uma habilidade que não se restringe apenas à memorização de informações, mas também envolve a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e resolver problemas complexos.

 

Leia: Expectativas e tendências do papel do professor diante da evolução da IA

 

Em outras palavras, engloba o aprendizado significativo e a capacidade de mobilizar e aplicar esse aprendizado para contextos diversos. Holzkamp define a aprendibilidade como a capacidade de “reestruturar o próprio conhecimento e experiência de forma a assimilar novos conteúdos” (Holzkamp, 1974, p. 18). 

Não é a primeira vez que afirmo: acredito que o maior talento do ser humano  é a capacidade de aprender. Basta pensar no fato de que tudo o que conhecemos do mundo não nos foi herdado pelos  genes – tivemos que aprender, a partir do ambiente que nos cerca.  

Com a crescente complexidade do mundo atual, a aprendibilidade ganha uma relevância ainda maior. O aprendizado não se limita mais ao período formal da escolaridade, tornou-se uma jornada contínua ao longo da vida.  A capacidade de aprender é um superpoder. É o que nos permite crescer, nos adaptar, influenciar e nos tornar mais bem-sucedidos e felizes.

Como desenvolver a capacidade do learnability e estimular os estudantes a se tornarem um lifelong learner

 

Leia: Graduação inédita leva criatividade para diversas áreas

 

Antes de responder, vale um esclarecimento: os lifelong learners são pessoas conscientes que precisam estar dispostas a aprender coisas novas. Eles não se limitam ao período formal da escolaridade, mas sim procuram aprender ao longo de toda a vida.  Já as pessoas que praticam o learnability possuem a capacidade de aprender coisas novas rapidamente e facilmente por meio de técnicas e estratégias. Mais do que se colocar em aprendizagem contínua, são capazes de assimilar novos conhecimentos e habilidades de forma eficiente pois reconhecem e usam a capacidade de aprender como um superpoder. 

Desenvolver a competência da aprendibilidade está justamente focada no fato de reconhecer a capacidade de aprender como um superpoder. Enquanto gestores e professores, temos a responsabilidade de não apenas transmitir conhecimentos, mas também de inspirar nossos estudantes a abraçar a busca por novas habilidades e aprendizados ao longo de suas trajetórias.

Existem muitos benefícios diferentes para mostrar como a capacidade de aprender é um superpoder para os estudantes: Vamos a eles:

 

1) A capacidade de aprender nos permite crescer como pessoas

 

Conforme aprendemos coisas novas, nos expandimos como pessoas e nos tornamos mais capazes. Podemos aprender coisas novas sobre o mundo, sobre nós mesmos e sobre nossas habilidades. Essa capacidade de crescimento é essencial para uma vida feliz e plena.

 

2) A capacidade de aprender permite  nos adaptarmos às mudanças e influenciá-las 

 

O mundo está em constante mudança e, para ter sucesso, precisamos ser capazes de nos adaptar a essas mudanças. A capacidade de aprender nos permite fazer isso. Conforme aprendemos coisas novas, podemos nos adaptar e, mais do que isso, influenciar novas situações e dilemas, para  imaginar e construir futuros desejáveis

 

3) A capacidade de aprender nos permite nos tornar mais prósperos, bem-sucedidos e felizes.

 

No mundo de hoje, o conhecimento é poder. Quanto mais aprendemos, mais bem-sucedidos podemos ser em nossas carreiras, em nossos relacionamentos e em nossas vidas pessoais. A capacidade de aprender é um superpoder que nos permite alcançar  objetivos e viver uma vida plena e gratificante.

Se você quiser desenvolver a capacidade de aprender com seus estudantes em sua IES, há muitas  formas de se fazer.

 

Seguem algumas indicações:

 

  • O ambiente de aprendizagem: o ambiente de aprendizagem também pode afetar a aprendibilidade. Ambientes que são estimulantes e desafiadores, mas também oferecem suporte e orientação, são mais propensos a promover o aprendizado significativo.
  • Cultive a curiosidade: Estimule a curiosidade em si mesmo e em seus alunos. Incentive perguntas, a busca por respostas e a exploração de novos temas.
  • Adote a mentalidade de crescimento: Acredite que o aprendizado é um processo contínuo e que sempre há espaço para melhorias. Mostre para os estudantes que os desafios são oportunidades de crescimento.
  • Esteja aberto a novas ideias: Explore diferentes perspectivas e esteja disposto a considerar em suas atividades os pontos de vista diversos. Aprender com a diversidade de pensamentos enriquece nosso próprio conhecimento e consequentemente dos estudantes.
  • Fomente a aprendizagem autônoma: Incentive seus alunos a assumirem o controle de seu próprio aprendizado, tornando-os mais autônomos e autoconfiantes em sua busca por conhecimento.
  • Estimule o aprendizado colaborativo: Aprender com os outros é uma experiência valiosa. Promova o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os estudantes.
  • Utilize a tecnologia a seu favor: Aproveite as ferramentas digitais disponíveis para expandir os horizontes de aprendizado, seja por meio de cursos online, plataformas educacionais ou recursos interativos.
  • Seja resiliente: O aprendizado nem sempre é fácil, e é comum enfrentarmos desafios ao longo do caminho. Cultive a resiliência para superar obstáculos e continuar avançando.
  • Ensine estratégias e técnicas de estudo: Ensine como o cérebro funciona e como tirar proveito da neuroplasticidade por meio de estratégias e técnicas de estudo. Isso os ajudará a aprender mais rápido e eficientemente.

 

Como profissionais da educação, temos a oportunidade de não apenas transmitir conhecimento, mas também de cultivar a aprendibilidade nos  alunos e em nós mesmos. Ao abraçar essa capacidade de aprender de forma contínua, prepararemos as gerações futuras para enfrentar os desafios e abraçar as oportunidades que o mundo em constante evolução apresenta.

Sejamos promotores da aprendibilidade em nossas vidas e nas vidas daqueles que ensinamos.

 

Referências

Holzkamp, Klaus. “Lernen. Subjektwissenschaftliche Grundlegung.” Frankfurt am Main: Campus, 1995.

 

Por: Thuinie Daros | 01/08/2023


Leia mais

Adolescência

Adolescentes sobrevivem com algoritmos e ausência de diálogo

+ Mais Informações
Liderança

O novo manual de sobrevivência universitária

+ Mais Informações
Educação contínua

Educação superior para a vida toda

+ Mais Informações
Ciência das emoções

Influência da ciência das emoções na educação

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.