Revista Ensino Superior | Layout da sala de aula potencializa o aprendizado
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Formação

Layout da sala de aula potencializa o aprendizado

Livro de Ana Valéria Reis, Karina Tomelin e Thuinie Daros auxilia docentes na promoção de aulas mais produtivas

Publicado em 14/11/2023

por Gustavo Lima

Livro | Sala de aula | Layout Livro de Ana Valéria Reis, Karina Tomelin e Thuinie Daros foi lançado em outubro

Com o mundo em constante transformação, implementar novos cenários na sala de aula se tornou um caminho para o desenvolvimento de aulas mais produtivas. Inovar nas metodologias de ensino-aprendizagem, no entanto, pode não ser uma tarefa tão simples. Para além de um reposicionamento das mesas, os professores devem traçar estratégias pedagógicas que sejam funcionais com a dinâmica proposta. E foi com o objetivo de auxiliar os docentes que Ana Valéria Reis, Karina Tomelin e Thuinie Daros se uniram para escrever Layouts criativos para aulas inovadoras, livro publicado em outubro pela B42. Colunistas na Ensino Superior, as autoras comentam sobre as contribuições que a publicação oferece aos educadores.

“O livro vem para mostrar ao professor que mudar os layouts traz novas experiências e novos respiros. Você vê de um outro ângulo e conecta com outras pessoas. Mesmo que de uma maneira simples, dá oportunidades ao aluno de se ver e de se relacionar”, explica Karina Tomelin. Para a mestre em educação e idealizadora do livro, embora as instituições busquem criar espaços mais inovadores e disruptivos, as dinâmicas nem sempre funcionam de forma efetiva. “Às vezes você tem uma sala de aula com instrumentos interessantes, mas o professor ainda tem dificuldades e acaba os utilizando do jeito tradicional. A obra também chega para mobilizar o docente e instrumentalizá-lo desde o básico para que ele promova outras ideias a partir de diferentes layouts.”

 

Leia também: IES precisam buscar novo modelo

 

“Colocamos segmentos de estratégias didáticas e pedagógicas que perpassam, desde  a estratégia para a criação de vínculos até o fechamento da consolidação e avaliação”, acrescenta a diretora de planejamento acadêmico na Vitru Educação e coautora do livro, Thuinie Daros. Embora reconheça a  importância dos avanços tecnológicos e a popularização do ensino remoto, Thuinie defende a qualificação do modelo presencial. “O momento presencial deve ser memorável, incrível e de troca. Quando a sala de aula segue um ‘modelo nuca’, com um olhando para a nuca do outro, o estudante ficará focado no professor. A estrutura comunica e quando criamos um layout em que o aluno fica de frente com outro e organizado para colocar a mão na massa, as outras relações também serão organizadas por esse espaço.”

 

Aos gestores

 

Consultora em inovação, aprendizagem, metodologias ativas e avaliação, Ana Valéria Reis acredita que a gestão precisa compreender o quão benéfica é a liberdade docente em sala de aula. “Às vezes o professor quer fazer algo diferente mas hierarquicamente a gestão evita, seja por ruídos ou por incômodos como ‘isso atrapalha o professor que virá para aula seguinte e encontrará a sala desorganizada’. É necessário que tanto os gestores quanto os coordenadores de cursos e projetos entendam o propósito deste livro para apoiar a mudança e os professores que querem fazer a diferença”, pontua.

Thuinie destaca que, para além dos professores e gestores, o livro também é dedicado aos profissionais da educação de modo geral. “O que inclui aqueles que não trabalham na educação escolar. O livro se aplica onde tem intencionalidade educativa e momentos de aprendizagem, como workshops e treinamentos corporativos. Tudo o que temos lá são estratégias muito versáteis que ajudam as pessoas, independentemente da faixa-etária”, diz.

 

Prática alinhada ao discurso

 

Ana Valéria chama a atenção para as estratégias observadas no setor de marketing das instituições que, em sua maioria, colocam o aluno no centro do aprendizado. “E como fazer isso sem oferecer a oportunidade do estudante mostrar os seus talentos ou então de expandir, crescer e de se desenvolver? Quando a aula se concentra somente na presença do professor, falta um foco no aluno”, avalia. “A gestão tem de ter esse olhar. Se a IES tem um modelo acadêmico que coloca o estudante no centro, que apoia o desenvolvimento das competências do século 21, e as tendências do futuro, é impossível seguir esse discurso e manter uma sala de aula engessada, seja no presencial ou no online.” 

A obra está disponível no valor de R$ 49 na Amazon Brasil. Clique para adquirir o seu exemplar.

Autor

Gustavo Lima


Leia Formação

Educação midiática

IES precisam incluir educação midiática

+ Mais Informações
Formação de jovens

O que os jovens devem buscar na formação

+ Mais Informações
Pesquisa

Especialistas indicam crescimento da pesquisa aplicada

+ Mais Informações
Mudar e pertencer

Saúde mental de universitários e os desafios de mudar e pertencer

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.