NOTÍCIA

Inovação

A vitrine do Belas Artes no shopping

Campus no Shopping Cidade Jardim recebe os cursos de gastronomia, design de interiores, design de moda e negócios da moda

Publicado em 23/11/2023

por Gustavo Lima

Estudantes de gastronomia Cozinha do campus é aberta e voltada para o corredor do shopping (fotos: divulgação)

Na cidade de São Paulo, o luxuoso Shopping Cidade Jardim, entre tantas grifes mundiais, acolhe também um dos campus do Centro Universitário Belas Artes. Além dos quatro cursos de graduação e dois de pós-graduação, o espaço recebe oficinas voltadas para crianças, como um curso de introdução à culinária. Coordenador e professor do curso de gastronomia do Belas Artes, o chef de cozinha Robert Falk comenta a iniciativa e fala sobre os benefícios da integração entre a instituição de ensino superior e o shopping.

Robert Falk

Robert Falk, coordenador do curso de gastronomia

Segundo Falk, a oferta no Cidade Jardim possibilita algumas particularidades ao curso de gastronomia. “Usamos a estrutura do shopping. É importante que tenhamos um suporte para ferimentos, como cortes e queimaduras, e aqui temos os médicos do shopping, por exemplo”, diz. Em relação à abrangência de público, ele destaca: “Por estar dentro do Cidade Jardim, há uma ideia de que seria algo mais elitizado. Mas com todo o sistema de bolsa da Belas Artes, o público acaba sendo mais plural.”

“A cozinha é aberta e voltada para o corredor do shopping. É muito visual e o campus funciona como uma verdadeira vitrine do Belas Artes”, acrescenta o coordenador. O curso ainda conta com parcerias com restaurantes do local, como o Makoto. “Também oferecemos suporte com estágio. Hoje temos uma série de alunos trabalhando nesses locais”, relata.

 

Campus Vivo

 

Com ações voltadas às atividades presenciais e um olhar direcionado ao bem-estar mental do corpo discente, o Belas Artes deu início ao projeto Campus Vivo. “Uma vez por semana temos oficinas que integram estudantes de diferentes cursos. Recentemente reunimos alunos de gastronomia, fotografia e moda, e de diferentes campi para uma oficina de criação em que eles aprenderam a fotografar pratos e editar as imagens”. O projeto busca trazer os alunos de volta para as relações sociais após o isolamento imposto pela pandemia.

 

Gastronomia para os pequenos

 

Oficinas para crianças

Gestão estuda a oferta de um curso mais longo

Em julho deste ano, com oficinas voltadas para as áreas de moda e gastronomia, a IES também ofertou cursos direcionados às crianças. Presencialmente no Cidade Jardim, o curso de gastronomia atendeu 40 crianças.

Com os resultados obtidos, além de novas oficinas que devem ter início em dezembro, a gestão agora estuda a oferta de um curso mais longo, de 12 semanas, e com um foco mais profissional para alunos de 9 a 14 anos. “A ideia é algo mais adaptado, com receitas selecionadas que evitem objetos cortantes. Não impedindo, afinal a cozinha tem isso, mas atendendo os alunos de forma mais equilibrada”, detalha Falk.

 

Resultados no MEC

 

Com a abertura do curso em fevereiro de 2022, as aulas práticas no Cidade Jardim tiveram início em março do mesmo ano. Em novembro de 2023, – antes da formação da primeira leva de alunos, que completam os estudos ao final de 2023 – o curso foi contemplado com nota máxima do MEC. Em São Paulo, apenas quatro outros cursos possuem esse feito. Para Falk, a conquista é motivo de orgulho.

O chef comenta que o curso funciona com um limite de alunos proporcional ao tamanho da cozinha. “Temos 13 baias e preferimos trabalhar com um número reduzido de estudantes. São duas turmas no período matutino e duas no noturno, que se alternam por termos uma única cozinha. Há inclusive um projeto de expansão para 2024”, adianta.

Além de gastronomia, estão no Cidade Jardim as graduações em design de interiores, design de moda e negócios da moda.

 

Leia também: Como motivar os estudantes na aprendizagem ativa

Autor

Gustavo Lima


Leia Inovação

Produtos digitais

Reitor recomenda produtos digitais na gestão

+ Mais Informações
IA generativa

Experiência em novos patamares, o desenho da educação

+ Mais Informações
Sobre caravelas e esperança | Inovação

Sobre caravelas e esperança

+ Mais Informações
Universidade de Coimbra

Coimbra inova com inclusão, energia renovável e tecnologias

+ Mais Informações

Mapa do Site