NOTÍCIA

Edição 283

Parceria das universidades garante moradias universitárias

Universidades e empresa especializada provêm moradias universitárias de qualidade próximas aos campi e oferecem todo o suporte na criação de vínculos e jornada de estudos

Publicado em 09/04/2024

por Ensino Superior

Moradias universitárias Os quartos e banheiros das moradias são individuais, junto às áreas compartilhadas (fotos: divulgação)

Se vier de longe, o primeiro desafio que o estudante recém-ingresso na universidade enfrenta é a moradia. É preciso atentar a questões como recursos financeiros, localização próxima à universidade, acomodações e ambiente propício aos estudos. Para além de um lugar para dormir e estudar, garantir o bem-estar geral ajuda quem vai enfrentar, ainda, os desafios de adaptar-se à cultura local, ao novo ritmo de estudos e a novas companhias.

Moradias universitárias

Unidade da Paulista da Uliving, com moradias universitárias que atendem alunos da FGV

Instituições como a Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Escola de Administração e Economia de São Paulo (EAESP) optaram pelo conceito de student housing, ou moradia universitária, por meio de parceria com a empresa Uliving, que provê acomodações próximas aos campi, além de oferecerem suporte na criação de vínculos e na jornada de estudos.

A FGV-SP firmou acordo em 2022, com unidades nos Jardins, Paulista e Pinheiros, e, futuramente, Higienópolis, portanto, todas localizadas em pontos estratégicos da capital paulista. No total, 100 camas são reservadas aos estudantes da instituição. Ao longo da colaboração, mais de 400 estudantes, entre brasileiros e intercambistas, já se beneficiaram. Dentro da Escola de Administração e Economia de São Paulo (FGV-EAESP), também é possível acessar o Espaço Uliving, que propicia o relacionamento com outros universitários.

 

Pesquisa | Estudantes valorizam IES que realiza parcerias com empresas

 

Segundo Luiz Brito, diretor da FGV-EAESP, o plano estratégico da escola prevê, além de alunos provenientes de São Paulo, a atração cada vez maior de alunos estrangeiros e brasileiros de outras cidades. “A qualidade e propostas das moradias universitárias são fundamentais dentro do mercado de educação brasileiro. Portanto, contar com o apoio da Uliving é um caminho sólido para beneficiar uma base ampla de estudantes que chegam à cidade em busca de objetivos e sonhos”, afirma.

Em 2024, foi a vez da PUC-Rio. O empreendimento Uliving Rio fica na Praia do Flamengo e, assim como em todas as moradias da marca, simplificam o processo de aluguel e oferecem ambientes seguros e confortáveis. A parceria garantiu, ainda, preços exclusivos aos alunos da instituição. O professor Luiz Fernando Martha, vice-reitor para Infraestrutura e Serviços da PUC-Rio, acredita que o sistema de moradias pode atrair mais estudantes de outros estados, além de ser vantajoso para intercambistas.

 

Bolsa-moradia para quem precisa

Por meio de parceria com a mesma empresa, a FGV-EAESP passou a oferecer, em 2023, a bolsa-moradia, no contexto do “Bolsistas extraordinários”, projeto que contempla, na atualidade, 13 estudantes – cinco deles de fora da capital paulista – que não poderiam arcar com todos os custos da vida acadêmica.

Segundo a diretora da FGV-EESP, Lilian Furquim de Campos Andrade, projetos como esses são essenciais para democratizar as jornadas universitárias. “Sem a ajuda de custo e a parceria com a Uliving, apenas a bolsa não seria suficiente para que os alunos tomassem a decisão de estudar conosco”, diz.

Este ano, a Uliving chegou à região campinense de Barão Geraldo e inaugurou uma nova unidade, com 1,6 mil camas em operação. Para o programa bolsa-moradia, a Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (DEAPE) da Unicamp seleciona os alunos para o programa com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica e bom desempenho acadêmico, estabelecendo uma doação inicial de seis camas para 2024 e 2025. Até 2028, esse número subirá para, no mínimo, nove, somando mais de R$ 576 mil em doações.  

Cristiano Torezzan, assessor docente do gabinete do reitor, avalia que esse tipo de parceria é muito importante: “a Unicamp está muito disposta e sempre aberta a receber iniciativas que colaborem para ampliar o relacionamento dela com a sociedade. Para além do valor que a universidade aporta em recursos orçamentários, iniciativas como essas, vindas do setor privado, são importantes para ampliar o alcance das políticas de permanência da Unicamp”, acrescentou.

 

A estrutura

Moradias universitárias

Parte interna da unidade da Uliving nos Jardins

Os estabelecimentos são próximos a grandes centros universitários e dezenas de serviços essenciais, com acomodações privativas compostas por quartos e banheiros individuais, junto de áreas compartilhadas. Todas incluem internet de alta qualidade – fibra, roteador individual por dormitório e wi-fi em áreas comuns –, água, condomínio, IPTU e participação nos eventos da Uliving. Mensalmente, os custos de energia elétrica, estacionamento, limpeza e lavanderia são pagos conforme consumo. 

Para Ewerton Camarano, CEO da empresa, essa estrutura é pensada para gerar valor a todo o ecossistema acadêmico. “Muitos resultados do impacto que o segmento de student housing promove no desenvolvimento acadêmico-profissional ainda surgirão ao longo dos próximos anos, quando os jovens que vivem uma experiência como a que temos nas nossas unidades irão para o mercado de trabalho. Por isso, temos a missão de apoiar uma geração para além dos desafios da sala de aula, prezando pela vivência em uma comunidade pautada por diversidade, empatia, colaboração, redes de amizades e networking”, conclui.

 

Autor

Ensino Superior


Leia Edição 283

Paulo Fossatti

Sociedade deve ser plural, igualitária e democrática

+ Mais Informações
Pesquisa EUA

Faculdades perguntam como a vida doméstica afeta os estudos

+ Mais Informações
Prática é diferencial

Prática e bons parceiros são importantes diferenciais

+ Mais Informações
Moradias universitárias

Parceria das universidades garante moradias universitárias

+ Mais Informações

Mapa do Site