Revista Ensino Superior | Novas demandas mundiais transformam a sala de aula
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Gestão

Novas demandas mundiais transformam a sala de aula

Evento digital celebra o lançamento do e-book “O fim das universidades como as conhecemos”; acompanhe a conversa dos especialistas Marina Feferbaum e Daniel Sperb e faça o download da obra

Publicado em 17/05/2024

por Ensino Superior

Marina Feferbaum Marina Feferbaum lança coletânea de artigos publicados na Ensino Superior

Em suas mais de 110 páginas, o e-book O fim das universidades como as conhecemos reúne uma série de artigos publicados por Marina Feferbaum, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV Direito SP, em sua coluna na Ensino Superior. Para celebrar o lançamento, a autora se reuniu com Daniel Sperb, consultor em inovação e gestão universitária, para debater EAD, metodologias de ensino, inteligência artificial (IA), sustentabilidade, entre outros temas abordados na obra.

As transformações vistas no mundo exigem que a sala de aula esteja alinhada às atuais demandas da sociedade. Para Marina, o meio ambiente e a inteligência artificial, por exemplo, são algumas das pautas que deveriam ganhar força nas instituições de ensino. “Como professor é ainda mais urgente a mudança enquanto um facilitador do conhecimento. Devemos pensar em como permitir que nossos alunos e alunas se apropriem de todo o potencial da IA generativa de uma forma crítica, com consciência ética e compreensão das limitações da ferramenta.” 

A autora lembra que a universidade exerce diversos papéis sociais, de transformações globais e regionais. Há, no entanto, uma resistência a abraçar essa característica. Na avaliação de Daniel Sperb, falta clareza no papel da IES enquanto organização acadêmica. “Quando olhamos para as faculdades, centros universitários e universidades, e para a forma como se relacionam com o posicionamento estratégico, é uma pauta extremamente importante e pouco falada. Porque ela afeta o que deveria ser o papel principal de qualquer organização”, pontua.

Sperb ainda destaca a importância da execução de estratégias. “É necessário ter disciplina, processos estabelecidos e maturidade em termos de gestão. Com isso voltamos ao ponto inicial: se tenho clareza acerca do papel organizacional de uma empresa ou de uma IES, fica mais simples desdobrar a estratégia de futuro perante os dirigentes”, acrescenta.

Com mediação de Edimilson Cardial, publisher da Ensino Superior, a conversa pode ser vista no canal da revista no Youtube. Acesse:

 

E-book "O fim das universidades como as conhecemos"Sobre o e-book

O livro é resultado do diálogo da colunistaMarina Feferbaum com especialistas da área de ensino e inovação com o foco na transformação do ensino superior face aos desafios contemporâneos, como a diversificação do corpo estudantil e as demandas por formas de ensino que transcendam o modelo tradicional baseado apenas na transmissão de conhecimento em sala de aula. A obra explora a necessidade de inovação nas universidades, que devem se adaptar para continuar relevantes, atendendo às necessidades de aprendizado ao longo da vida e à integração de diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos do mundo real. Além disso, o livro propõe práticas pedagógicas, com muitas dicas para incentivar a autonomia dos estudantes e o uso de tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e significativo.

Dividido em seis capítulos – futuro do ensino, docência, metodologias do ensino, ensino híbrido, inovação e gestão –, o livro está disponível para download gratuito. Garanta o seu: comunicacao.revistaensinosuperior.com.br/livro-marina-feferbaum

 

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

EAD

EAD: Semesp pede a publicação do novo marco regulatório

+ Mais Informações
Anec EAD

Anec apoia o novo marco regulatório do EAD

+ Mais Informações
EAD

MEC é criticado pelas mudanças no EAD

+ Mais Informações
RH

RH estratégico é desafio para IES

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.