NOTÍCIA

Gestão

Novas demandas mundiais transformam a sala de aula

Evento digital celebra o lançamento do e-book “O fim das universidades como as conhecemos”; acompanhe a conversa dos especialistas Marina Feferbaum e Daniel Sperb e faça o download da obra

Publicado em 17/05/2024

por Ensino Superior

Marina Feferbaum Marina Feferbaum lança coletânea de artigos publicados na Ensino Superior

Em suas mais de 110 páginas, o e-book O fim das universidades como as conhecemos reúne uma série de artigos publicados por Marina Feferbaum, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV Direito SP, em sua coluna na Ensino Superior. Para celebrar o lançamento, a autora se reuniu com Daniel Sperb, consultor em inovação e gestão universitária, para debater EAD, metodologias de ensino, inteligência artificial (IA), sustentabilidade, entre outros temas abordados na obra.

As transformações vistas no mundo exigem que a sala de aula esteja alinhada às atuais demandas da sociedade. Para Marina, o meio ambiente e a inteligência artificial, por exemplo, são algumas das pautas que deveriam ganhar força nas instituições de ensino. “Como professor é ainda mais urgente a mudança enquanto um facilitador do conhecimento. Devemos pensar em como permitir que nossos alunos e alunas se apropriem de todo o potencial da IA generativa de uma forma crítica, com consciência ética e compreensão das limitações da ferramenta.” 

A autora lembra que a universidade exerce diversos papéis sociais, de transformações globais e regionais. Há, no entanto, uma resistência a abraçar essa característica. Na avaliação de Daniel Sperb, falta clareza no papel da IES enquanto organização acadêmica. “Quando olhamos para as faculdades, centros universitários e universidades, e para a forma como se relacionam com o posicionamento estratégico, é uma pauta extremamente importante e pouco falada. Porque ela afeta o que deveria ser o papel principal de qualquer organização”, pontua.

Sperb ainda destaca a importância da execução de estratégias. “É necessário ter disciplina, processos estabelecidos e maturidade em termos de gestão. Com isso voltamos ao ponto inicial: se tenho clareza acerca do papel organizacional de uma empresa ou de uma IES, fica mais simples desdobrar a estratégia de futuro perante os dirigentes”, acrescenta.

Com mediação de Edimilson Cardial, publisher da Ensino Superior, a conversa pode ser vista no canal da revista no Youtube. Acesse:

 

E-book "O fim das universidades como as conhecemos"Sobre o e-book

Sinopse: o livro é resultado do diálogo da colunista Marina Feferbaum com especialistas da área de ensino e inovação. O  com o foco é na transformação do ensino superior face aos desafios contemporâneos, como a diversificação do corpo estudantil e as demandas por formas de ensino que transcendam o modelo tradicional baseado apenas na transmissão de conhecimento em sala de aula. A obra explora a necessidade de inovação nas universidades, que devem se adaptar para continuar relevantes, atendendo às necessidades de aprendizado ao longo da vida e à integração de diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos do mundo real. Além disso, o livro propõe práticas pedagógicas, com muitas dicas para incentivar a autonomia dos estudantes e o uso de tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e significativo.

Dividido em seis capítulos – futuro do ensino, docência, metodologias do ensino, ensino híbrido, inovação e gestão –, o livro está disponível para download gratuito. Garanta o seu: comunicacao.revistaensinosuperior.com.br/livro-marina-feferbaum

 

Autor

Ensino Superior


Leia Gestão

Universidade inovadora

Os pilares de uma universidade inovadora

+ Mais Informações
UC Semesp

Uma década de conhecimentos para enfrentar desafios

+ Mais Informações
Camila Campos

Mentalidade de crescimento é base para a inovação

+ Mais Informações
Formação de professores EAD

Setor reage às novas diretrizes para a formação de professores

+ Mais Informações

Mapa do Site