NOTÍCIA

Inovação

Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais

Marina Faferbaum recebe colaboradores para conversa sobre o livro "O fim das universidades como as conhecemos"

Publicado em 09/07/2024

por Ensino Superior

Inovação Inovação ganha destaque em livro de Marina Feferbaum

Marina Feferbaum, pesquisadora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV Direito São Paulo, se reúne com Alexandre Pacheco da Silva, também coordenador do CEPI e consultor em privacidade e proteção de dados, e Clio Radomysler, líder de projetos e pesquisadora do CEPI FGV Direito SP, para debater os temas abordados no e-book O fim das universidades como as conhecemos.

Alexandre Pacheco da Silva colaborou com os artigos “Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais” e “Postura institucional”. Enquanto Clyo Radomysler contribuiu com “Interação e exploração do espaço para o ensino”, “Polarização em sala de aula”, “Ensino participativo e dinâmicas de gênero em sala de aula”, “10 passos para implementar o ensino por projetos”, “Escolha antes de tudo pedagógica” e “Ensino híbrido: o futuro que queremos”.

O fim das universidades como as conhecemos é o primeiro livro lançado pela revista Ensino Superior. Trata-se de uma coletânea dos artigos publicados por Marina Feferbaum em sua coluna. Confira a sinopse do e-book e acompanhe os encontros na íntegra:

 

Sinopse

O FIM DAS UNIVERSIDADES E-BOOKO livro é resultado do diálogo da colunistaMarina Feferbaum com especialistas da área de ensino e inovação com o foco na transformação do ensino superior face aos desafios contemporâneos, como a diversificação do corpo estudantil e as demandas por formas de ensino que transcendam o modelo tradicional baseado apenas na transmissão de conhecimento em sala de aula. A obra explora a necessidade de inovação nas universidades, que devem se adaptar para continuar relevantes, atendendo às necessidades de aprendizado ao longo da vida e à integração de diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos do mundo real. Além disso, o livro propõe práticas pedagógicas, com muitas dicas para incentivar a autonomia dos estudantes e o uso de tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e significativo.

 

Bate-papo com Alexandre Pacheco da Silva

 

Bate-papo com Clyo Radomysler

 

 

Autor

Ensino Superior


Leia Inovação

Inovação

Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais

+ Mais Informações
Universidade inovadora

Os pilares de uma universidade inovadora

+ Mais Informações
Mercado

O guia definitivo de verdades inconvenientes

+ Mais Informações
Marina Feferbaum

Novas demandas mundiais transformam a sala de aula

+ Mais Informações

Mapa do Site