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ESG

IES reforça compromisso social em rede de ODS

Estão abertas as inscrições para que novas IES se candidatem à hubs dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Publicado em 19/08/2024

por Gustavo Lima

Unisinos ODS Espaço colaborativo de fomento à extensão funciona como um ecossistema de fomento ao trabalho orientado pelo diálogo com a sociedade (foto: Vitor Kalsing)

A Organização das Nações Unidas (ONU) abriu chamada para que novas instituições de ensino superior se tornem hubs dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Primeira instituição brasileira a atuar como hub, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) foi escolhida em 2021 para representar o ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis, alinhando-se às principais demandas da sociedade atual.

Como explica Cristiane Maria Schnack, gerente de desenvolvimento do ensino da Unisinos, o fomento de iniciativas e programas voltados para as cidades é o principal foco do hub. “Em termos de pesquisa, ensino, pós-graduação e extensão, olhamos muito para essa área. É também a razão pela qual a universidade se envolveu com a pauta climática e com as enchentes no Rio Grande do Sul. A Unisinos se envolveu em ações emergenciais, mas também no desenvolvimento de projetos que auxiliem na reconstrução do Estado”, conta.

A Unisinos faz parte do primeiro grupo de instituições convidadas para integrar a rede dos objetivos globais da ONU, sendo a única brasileira. Ao todo, 16 IES ao redor do mundo se tornaram hubs, uma para cada ODS*. A ação é promovida pela Iniciativa de Impacto Acadêmico das Nações Unidas (UNAI).

O olhar sustentável e social é marca da Unisinos há pelo menos sete anos. Desde 2018, a instituição conta um espaço colaborativo de fomento à extensão. “É como um ecossistema que fomenta o trabalho orientado pelo diálogo com a sociedade, um trabalho que realizamos desde 2018 com muitos frutos já colhidos. E quando veio essa oportunidade [da UNAI], entendemos como um chamamento a um compromisso social que a universidade já tinha assumido. Portanto, seria uma forma de consolidá-lo”, relata Cristiane sobre a decisão institucional de candidatar a Unisinos.

Cristiane Maria Schnack

Cristiane Maria Schnack, gerente de desenvolvimento do ensino: “o trabalho não está finalizado, mas se tornar um hub foi uma virada de chave” (foto: divulgação)

Para a gerente de desenvolvimento do ensino, a proximidade da instituição com a sociedade por meio das metodologias extensionistas permitiu que a empreitada tivesse início de forma orgânica. “A agenda 2030 e os ODS já eram direcionadores dos nossos projetos. Os hubs vieram quase que como um reconhecimento ao trabalho”, diz. Após a definição da candidatura, uma série de relatórios e outros documentos foram submetidos para a análise da iniciativa. “Quando a UNAI reconhece uma instituição como hub, essa IES precisa mostrar que já está conectada com o ODS antes, não é uma promessa de que irá trabalhá-lo a partir dali”, salienta.

Na análise de Cristiane, a atuação como hub garantiu que a instituição estivesse “numa mesma página de compromisso com a cidade”. “O trabalho não está finalizado, mas se tornar um hub foi uma virada de chave para dizer ‘aqui há um compromisso’. Isso faz com que as articulações internas sejam facilitadas, nos auxilia a encontrar parcerias e a desenvolver projetos transdisciplinares, como o Tarin”, cita. 

Na Unisinos, o programa Tarin é voltado para a educação e atenção humanitária a migrantes e refugiados que estão no Brasil. “É um programa muito transdisciplinar: precisa da área de direito porque auxilia os migrantes e refugiados a terem acesso a documentação, e da área de letras, que ensina o português como língua de acolhimento para essa população. A própria aula de língua portuguesa articula outras áreas, auxiliando-os a ocuparem espaços”, exemplifica.

 

Um novo chamado

Segundo Cristiane, há um espaço de amadurecimento dos hubs que reside na articulação entre as instituições participantes. “Não tínhamos reuniões sistemáticas de metas, mas estávamos nos apropriando do significado de ser um hub. Temos encontros entre os responsáveis por cada instituição e entendo que esse aspecto será fortalecido já na próxima chamada.” 

Com mandato de três anos, os novos hubs dos ODS iniciarão os trabalhos em janeiro de 2025. As inscrições estão abertas até 30 de setembro.

As atividades incluem promoção de parcerias e campanhas de conscientização sobre a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, organização de iniciativas de pesquisa, realização de eventos e sessões de treinamento e o fomento de conexões com membros da UNAI para impulsionar o progresso em direção aos ODS.

Saiba mais sobre o processo de candidatura no site das Nações Unidas, acesse.

 

ODS

Imagem: reprodução/ONU

*O hub para o 17º objetivo, parcerias e meios de implementação, está em desenvolvimento. Conheça as atuais representantes dos 16 ODS:

ODS 1 – Erradicação da pobreza: Faculdade Kristu Jyanti, Índia;

ODS 2 – Fome zero: Universidade de Pretoria, África do Sul;

ODS 3 – Boa saúde e bem-estar: Faculdade de Medicina de Nova Iorque, EUA;

ODS 4 – Educação de qualidade: Universidade de Auckland, Nova Zelândia;

ODS 5 – Igualdade de gênero: Universidade de Mulheres de Ahfad, Sudão;

ODS 6 – Água limpa e saneamento: Universidade de Manitoba, Canadá;

ODS 7 – Energia acessível e limpa: Kepa Nkua, Grécia;

ODS 8 – Emprego digno e crescimento econômico: Universidade de Baluchistão, Paquistão;

ODS 9 –  Indústria, inovação e infraestrutura: Universidade de Nagaoka, Japão;

ODS 10 – Redução das desigualdades: Universidade do Monte Quénia, Quénia;

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil;

ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Universidade pela Paz, Costa Rica;

ODS 13 – Combates às alterações climáticas: Universidade Nacional de Rosario, Argentina;

ODS 14 – Vida debaixo d’água: Universidade de Bergen, Noruega;

ODS 15 – Vida sobre a terra: Universidade de Zanjan, Irã;

ODS 16 – Paz, justiça e instituições fortes: Universidade de Montfort, Reino Unido.

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Gustavo Lima


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