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Como as faculdades estão tentando fazer a diferença nas mudanças climáticas

Publicado em 03/10/2024

por Ensino Superior

Clima

Por Caroline Preston/The Hechinger Report

Imagine estudantes de engenharia reformando prédios de campus para torná-los mais eficientes em termos de energia. Ou estudantes em uma aula de comportamento humano aplicando o que aprenderam para encorajar os frequentadores da cafeteria a desperdiçar menos comida. Esforços como esses são parte de uma abordagem conhecida como “campus como um laboratório vivo”, no qual o ensino em sala de aula se mistura com esforços no local para descarbonizar os campi.

No início deste ano, visitei a Universidade Estadual de Nova York para ver o modelo de laboratório vivo em ação (saiba mais).

 

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Durante minha viagem, assisti a uma aula de negócios enquanto os alunos apresentavam suas propostas para tornar o campus de New Paltz mais verde. Eles pesquisaram tópicos como energia solar e compostagem, adquirindo habilidades em gerenciamento de projetos e finanças enquanto desenvolviam seus planos de negócios. Os alunos com quem conversei disseram que o fato de os projetos terem uma chance de se tornarem realidade — graças ao dinheiro de um “fundo rotativo verde” da universidade — ajudou as lições a serem aplicadas.

“Muitos projetos são como simulações”, disse Madeleine Biles, uma veterana. “Este foi a vida real.”

Fiquei impressionada com a forma como professores em áreas tão diversas quanto teatro, economia e arquitetura estavam participando do modelo de “laboratório vivo”. “Queremos que cada curso seja um curso de clima”, disse Toddi Steelman, vice-presidente e vice-reitor de clima e sustentabilidade da Duke University, a Anya. “Nossa responsabilidade é garantir que educamos nossos alunos para lidar com esses desafios e identificar as soluções. O que quer que eles façam — professores, enfermeiros, engenheiros, legisladores — se tiverem algum tipo de experiência em clima e sustentabilidade, levam isso para seu primeiro emprego e para o próximo.”

 

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This is Planet Ed, a iniciativa do Aspen Institute sobre clima e educação, destacou estratégias como essas em seu plano recente sobre como faculdades e universidades podem responder à crise climática. O relatório fala sobre o papel do ensino superior principalmente em quatro áreas:

  • Educar e dar suporte aos alunos: o ensino superior pode garantir que todos os alunos obtenham um nível básico de alfabetização climática e também prepará-los para empregos em energia renovável e áreas relacionadas. Um exemplo: o sistema Kern Community College, na Califórnia, está tentando deixar de treinar alunos para empregos no setor de petróleo e passar a treinar em gestão de carbono.
  • Engajar pessoas na região das IES: o ensino superior pode convocar e apoiar líderes comunitários à medida que desenvolvem planos climáticos.
  • Desenvolver soluções para mitigação climática: as faculdades devem reduzir sua própria pegada climática e preparar seus campi para riscos climáticos.
  • Colocar a equidade no centro do seu trabalho climático: as faculdades podem priorizar o suporte aos alunos mais afetados pelas desigualdades climáticas e educacionais. IES historicamente negras e indígenas, por exemplo, devem fazer parte do planejamento climático.

Falei com John B. King Jr., chanceler da Universidade Estadual de Nova Iorque e co-presidente do This is Planet Ed, sobre o papel do ensino superior no combate às mudanças climáticas e como ele está remodelando a infância. A entrevista foi editada para maior clareza e extensão.

 

O que vocês estão fazendo na SUNY para combater as mudanças climáticas?

Uma das primeiras coisas que fiz foi nomear um diretor de sustentabilidade, Carter Strickland. Ele convocou uma força-tarefa que desenvolve plano de ação climática para abordar práticas de sustentabilidade do campus e educar os alunos sobre questões climáticas e empregos verdes. Ele também trabalhou com nossos campi em seus planos de energia limpa. Cada um dos nossos campi estaduais identificou quais etapas precisam ser seguidas para atingir a meta de zero líquido (emissões de gases de efeito estufa) em 2045. Estamos trabalhando em uma série de projetos que envolvem energia geotérmica.

 

De acordo com o grupo sem fins lucrativos Second Nature, apenas cerca de 12 universidades são neutras em carbono. Por que a SUNY e outras universidades não conseguem se mover mais rápido para reduzir sua pegada de carbono?

Tudo se resume ao capital. Para nossos campi estaduais, projetamos que serão necessários US$ 10 bilhões em investimento para atingir nossas metas de zero em emissões de gases de efeito estufa. Também temos um backlog substancial de manutenção crítica de US$ 7 bilhões ou US$ 8 bilhões. Uma maneira de tentarmos conciliar esse desafio é que, ao fazermos reformas em edifícios, tomamos medidas para torná-los o mais eficientes possível em termos de energia. Adicionamos mais estações de recarga, mudamos nossas frotas para elétricas, trocando luminárias, implementando gradualmente uma proibição de plástico de uso único. Achamos que a Lei de Redução da Inflação pode ser uma ajuda por causa da provisão de pagamento direto (que fornece às universidades e outras organizações sem fins lucrativos o pagamento equivalente ao valor dos créditos fiscais para projetos de energia limpa qualificados).

 

Isso poderia fazer com que os alunos tivessem que pagar mais para frequentar as escolas da SUNY?

Não. Nossa esperança é que o governador e o legislativo trabalhem conosco para desenvolver um plano de capital abrangente.

 

Como as mudanças climáticas já estão remodelando a infância?

Infelizmente já vemos escolas sendo interrompidas regularmente por eventos climáticos extremos, sejam furacões ou ondas de calor. Há dados crescentes sobre o impacto negativo das altas temperaturas no aprendizado dos alunos. Já se vê as consequências negativas das mudanças climáticas para a experiência dos alunos. Se você pensa em ser uma criança em Phoenix, onde a temperatura é bem alta, você não vai poder brincar lá fora. Mas eu acho que cada vez mais você está vendo o K-12 tentando envolver os alunos em como eles podem ser parte da solução — e os alunos estão exigindo isso.

 

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