NOTÍCIA
Altos índices de evasão, mudanças nas licenciaturas e a tendência dos banheiros unissex nas IES
Publicado em 27/12/2024
Em 2024, a evasão escolar foi um desafio que se fez presente na agenda dos gestores brasileiros. Elencando os principais fatores que levam aos altos percentuais de evasão nas instituições de ensino, a reportagem Por que os alunos abandonam a universidade foi a publicação mais lida no site da revista Ensino Superior. A matéria de capa da edição de maio, que abordou as novas regras para licenciaturas e Enade, também entrou para a lista de publicações mais buscadas pelos leitores.
Nas universidades brasileiras vem crescendo o número de banheiros agêneros, neutros ou unissex, e ocupando a terceira posição no ranking, a reportagem Banheiros unissex nas universidades é tendência mundial indica o interesse dos leitores pela mudança nas IES.
Também da edição de maio e em quarto lugar na lista, a reportagem Salário não cresce, mas diploma do superior garante emprego fala sobre espaço para aqueles que têm curso superior entre os que compõem a força de trabalho no país – entre 2012 e 2023, o percentual quase dobrou. A matéria Direito e psicologia são os cursos presenciais com mais matrículas em 2024, que destrincha duas pesquisas lançadas neste ano pelo Instituto Semesp, fecha o ranking das mais lidas.
Relemebre as publicações:
A modalidade presencial teve aumento de 17,5% no número de matrículas e queda de 16,7% no valor médio das mensalidades. Acesse a reportagem.
Aumenta o espaço de quem tem curso superior entre aqueles que compõem a força de trabalho no país; percentual quase dobrou de 2012 a 2023. Acesse a reportagem.
São importantes a garantia de direitos às pessoas e a experimentação de todas as possibilidades que a sociedade vai cobrar dos alunos, futuros profissionais. Acesse a reportagem.
No campo das licenciaturas, uma emergência nacional face ao déficit de professores de algumas disciplinas, os altos índices de evasão e a insuficiente taxa de conclusão preocupam, assim como o enorme contingente de estudantes que escolhem licenciar-se em pedagogia, enquanto química e física são opção de poucos. Em adição aos índices de conclusão, as notas das licenciaturas no Enade são baixas. Acesse a reportagem.
As razões podem ser diversas, mas os altos percentuais de evasão, dizem os especialistas, estão presentes no mundo todo. No Brasil, pesam os problemas na formação do estudante durante a escola básica, somados à falta de recursos. Acesse a reportagem.