NOTÍCIA
Projeto Universidades Inovadoras revela práticas transformadoras que serão compartilhadas no Fnesp 2025
Publicado em 19/09/2025
Universidades autossuficientes em energia, estudantes protagonistas de sua própria aprendizagem e instituições centenárias reinventando-se sem perder a essência. Esse é o retrato da educação superior brasileira que emerge das experiências de seis IES selecionadas pelo projeto Universidades Inovadoras, da revista Ensino Superior.
Nesta segunda edição da iniciativa, centros universitários de diferentes regiões do país reconhecidos por suas inovações que transcendem a tecnologia e constituem a essência da transformação educacional terão a oportunidade de compartilhar suas experiências durante o Fnesp 2025, que terá o “Desenvolvimento sustentável” como tema central.
A sustentabilidade emerge como elemento central na formação de cidadãos e profissionais conscientes. O reitor do Centro Universitário Unileão, professor Jaime Romero de Souza, que participará do debate IES que valorizam a sustentabilidade, o impacto social e a formação do aluno, defende que “a sustentabilidade, quando entendida como resultado de transformações nos valores éticos e morais da sociedade, só pode ser alcançada por meio da educação”.

Da equerda para a direita, Jaime Romero e José Antonio Mendes participam de debate no dia 26 de setembro, às 14h30, na sala 3 (foto: divulgação)
Romero apresentará experiências da Unileão, localizada em Juazeiro do Norte, interior do Ceará, que se tornou autossuficiente em energia, desenvolveu sistema de reaproveitamento de água e construiu edificações sustentáveis e arborizadas com coleta seletiva de lixo. “Desenvolvemos projetos locais de educação ambiental em parceria com escolas e prefeituras nos quais trazemos 25 mil jovens por ano para visitar a nossa IES, subsidiando seu transporte, alimentação e mudas de árvores, e doamos equipamentos eletrônicos às escolas dentro de um curso de manutenção de eletrônicos”, explica.
Também integrará o debate o professor doutor José Antonio Mendes, reitor do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO). “Discutiremos a importância da abordagem holística da sustentabilidade nas instituições de ensino superior abordando a inclusão da sustentabilidade como disciplina regular em todos os nossos currículos, a capacitação dos professores, os programas de apoio financeiro que facilitam o acesso e a permanência dos estudantes, a implantação do Escritório de Sustentabilidade, entre outras iniciativas”, afirma.
Já no painel Educação superior com inovação, empreendedorismo e foco na aprendizagem serão objetos de discussão as transformações da sociedade e do mercado de trabalho e a necessidade de que as universidades assumam o papel de protagonistas na formação de profissionais críticos, criativos e empreendedores, capazes de propor soluções para desafios locais e globais.

Fernanda Serva e Janes Tomelin debatem inovação, empreendedorismo e foco na aprendizagem no dia 25 de setembro, às 11h30, na sala 3 (fotos: divulgação)
Janes Fidélis Tomelin, vice-presidente Acadêmico da Ânima Educação, avalia que “o estudante de hoje quer mais do que um diploma: ele busca protagonismo, significado e preparo real para o futuro do trabalho”. Por isso, apresentará três movimentos que julga centrais adotados na instituição: uma nova perspectiva para inteligência artificial baseada em dados e hiperpersonalização; uma identidade metodológica institucional fundamentada na taxonomia de neuroaprendizagem; e a aprendizagem baseada em competências com recursos de aferição.
Fernanda Mesquita Serva, pró-reitora da Universidade de Marília (Unimar), afirma que, “ao colocar a aprendizagem no centro, reforçamos a necessidade de metodologias ativas, ambientes inclusivos e currículos flexíveis, alinhados às novas competências exigidas pela sociedade do conhecimento e pela Agenda 2030”. Nesse sentido, ela pretende mostrar como a IES alia tradição e vanguarda compartilhando experiências do seu Parque Tecnológico (TecUNIMAR); metodologias de aprendizagem que colocam o discente como protagonista integrando ensino, pesquisa, extensão e internacionalização; e projeto de extensão que conecta estudantes com demandas reais da comunidade, fortalecendo a formação cidadã e o compromisso social.
A professora Josiane Tonelotto, colunista da Ensino Superior e superintendente acadêmica do Centro Universitário Belas Artes, criado em 1925, propõe uma reflexão sobre como “a inovação é uma condição de sobrevivência das instituições de ensino superior atualmente”. Para ela, inovar não se trata de modismo tecnológico, mas da dimensão mais profunda que leva à reorganização das práticas pedagógicas e à aproximação da universidade com as reais demandas sociais.

O painel de Josiane Tonelotto (esq.) e Roberta Portas (dir.) será às 11h40 do dia 26 de setembro, na sala 1 (fotos: divulgação)
Tonelotto diz, portanto, que pretende mostrar durante o debate Inovação que gera transformação institucional e vínculo com a sociedade como a inovação institucional precisa estar ancorada em propósito e tecnologia, tratando especificamente de processos avaliativos, feedbacks e valorização da criatividade como competência estruturante. “Inovar não é só laboratório ou startup: é também a capacidade de uma instituição centenária se reinventar continuamente sem perder sua essência”, explica.
Por fim, Roberta Portas, coordenadora central de inovação em estratégia pedagógica da PUC-Rio, tratará da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade nos cursos de graduação. “Temos currículos muito fechados e há uma necessidade de termos formações interdisciplinares por conta das profissões que hoje já não são tão fechadas. Algumas graduações têm Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) bem amarradas, como no caso da Medicina, porém, outras áreas menos engessadas ficam sem receber contribuições de outros saberes. Existe uma construção que também é coletiva e compartilhada e que recebe contribuição de olhares de outras áreas. Por isso a necessidade de pensarmos em uma formação mais flexível no sentido do próprio percurso formativo do estudante”.
Conheça a programação completa do 27° Fnesp: https://www.semesp.org.br/fnesp/programacao/