NOTÍCIA
Gestores compartilham práticas de excelência
Publicado em 04/11/2025
Imagem: Shutterstock
Em setores diversos e com suas particularidades, centros universitários se destacam por suas contribuições inovadoras com a educação superior brasileira. A fim de inspirar outras instituições, a revista Ensino Superior reconhece as práticas de seis diferentes IES na segunda edição das Universidades Inovadoras. Conheça as homenageadas e os caminhos adotados para consolidar a inovação.
O nível de aprendizagem hiperpersonalizado entende que há o conjunto de experiências que gera um contexto social, econômico, político, profissional, pessoal, e que pode mudar de um dia para outro. Na Ânima, a hiperpersonalização se traduz na prática com o lançamento da plataforma IARA. Entenda o funcionamento da inteligência artificial neste bate-papo com Janes Fidelis, vice-presidente acadêmico.
Em 2025, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo completou um século de existência e, ao longo dos 100 anos, a criatividade foi marca registrada da instituição. Acompanhe este bate-papo com a superintendente acadêmica, Josiane Tonelotto, e conheça estratégias para desenvolver a criatividade no estudante.
A Unileão, em Juazeiro do Norte, no Ceará, é autossuficiente em energia. Essa característica inspira toda a comunidade acadêmica e a do entorno. Saiba como expandir a sustentabilidade para a comunidade nesta conversa com o reitor Jaime Romero.
A Fundação Hermínio Ometto, em Araras (SP), tem a sustentabilidade como pilar fundamental e inegociável. Em 2019, foi incorporada “de maneira holística” na instituição. Escute este bate-papo com o reitor José Antonio Mendes e saiba como o projeto de sustentabilidade se estrutura na FHO.
A interdisciplinaridade sempre foi uma proposta presente nos cursos da PUC-Rio. Um exemplo é o curso de Inteligência Artificial, que envolve três departamentos, além do apoio do Instituto de Inteligência Artificial da instituição. Saiba mais neste bate-papo com Roberta Portas, coordenadora central de estratégia.
Em seu campus, a Unimar criou um parque tecnológico com mais de vinte organizações, entre empresas, indústrias e terceiro setor. Nos chamados Projetos Ágeis, a estrutura curricular prevê a participação das organizações como mentoras para desenvolvimento de soluções, não apenas de base tecnológica, mas das mais diversas áreas. Fernanda Serva, pró-reitora, aborda como a curricularização da extensão impulsionou o projeto.
Além do podcast, as Universidades Inovadoras de 2025 revelaram práticas transformadoras em mesas de debate no 27° Fnesp. As instituições também irão aprofundar cases de sucesso em artigos que serão organizados e publicados pela revista em 2026.
Relembre as Universidades Inovadoras de 2024