NOTÍCIA

CRES+5

Gestão deve ser baseada em evidências e dados

Representantes de 35 países, do governo brasileiro, de entidades do ensino superior e estudantes discutem os desafios da educação superior na América Latina e Caribe

Publicado em 13/03/2024

por Ensino Superior

1° dia de CRES+5 Primeiro dia de CRES+5 contou com a presença de diversas autoridades educacionais de diferentes países (foto: Karina Tomelin)

Por Karina Tomelin*: A educação como um direito imprescindível para garantir sociedades mais justas e igualitárias foi um dos temas presentes nos discursos de abertura do primeiro dia da Conferência Regional do Ensino Superior da América Latina e Caribe (CRES+5). Foram mencionados os importantes desafios no cenário pós-pandêmico, que vão do déficit da aprendizagem a questões socioemocionais que impactam a aprendizagem e a democratização das tecnologias digitais. Para avançar na agenda da igualdade e da inclusão é preciso reconhecer a importância de uma gestão baseada em evidências e dados que contribuam para refletir sobre como as políticas públicas devem ser criadas e implementadas.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, aproveitou o evento para anunciar dois programas relacionados à mobilidade acadêmica e colaboração entre os países. A primeira iniciativa é a Associação Regional de Universidades, conhecida como grupo Montevideo, que reúne membros dos seis países do Conesul. Ao longo de oito anos, serão investidos 102 milhões de reais para projetos de pesquisa com mobilidade acadêmica.

O segundo programa é o Mova La América. Serão 500 bolsas para estudantes dos cursos de mestrado e doutorado que queiram fazer formação nas instituições brasileiras com investimento de R$ 20 milhões de reais em projetos de internacionalização, reforçando o princípio da cooperação solidária.

 

Os eixo temáticos

No período da tarde, as discussões se concentraram em três eixos temáticos: Educação Superior como parte do sistema educacional na América Latina e Caribe, Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina e Caribe e Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e Caribe. Cada grupo temático trabalhou nos documentos produzidos pelos membros dos diferentes países.

A discussão do primeiro eixo temático girou em torno de fazer da universidade não um fim, mas um processo integrador que conecte as outras etapas de ensino com a educação ao longo da vida. Para tanto, é preciso pensar as diretrizes da educação superior como continuação da educação básica e pensar nas políticas de valorização da carreira e formação de professores.

 

A participação do público

A colaboração do público ao debate trouxe temas importantes. Em relação ao EAD, foi mencionado o preconceito com os estudantes do EAD no Brasil e a necessidade de se repensar os conceitos de presencialidade e EAD no contexto da educação superior, considerando a inserção de tecnologias para aprendizagem, e encontrar consensos que afastem a generalizações e polarizações entre modelos e modalidades de ensino, mas que foquem na efetividade da qualidade do Ensino Superior.

Outros temas trazidos pelo público foram o engajamento docente, a saúde mental dos estudantes universitários, o acesso à educação considerando a articulação entre instituições superiores, técnicas, públicas e privadas, ações de permanência para estudantes que acessam a universidade por meio da política de cotas e o desenvolvimento do professor universitário, por meio de uma “pedagogia” universitária. Estes temas foram sugeridos para que possam ser incorporados ao documento produzido pelos membros representantes do Eixo 1 do Cres+5.

A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Unesco IESALC).

Esse primeiro dia contou com a presença de diversas autoridades educacionais de diferentes países, representantes de governos e de entidades do ensino superior e estudantes. Ao todo, mais de 35 países participaram do encontro, representados por mais de mil pessoas.

 

*Educadora, psicóloga, mestre em educação e colunista na Ensino Superior, Karina Tomelin estará em Brasília durante a CRES+5 e trará as principais notícias acerca da conferência. Acompanhe as atualizações em nosso site.

Leia também: Faculdades particulares se reúnem antes da CRES+5

Autor

Ensino Superior


Leia CRES+5

CRES+5

Como legitimar o papel das IES privadas em eventos como o Cres+5?

+ Mais Informações
Nilma Lino Gomes na CRES+5

Direitos humanos marcam segundo dia de CRES+5

+ Mais Informações
1° dia de CRES+5

Gestão deve ser baseada em evidências e dados

+ Mais Informações
Evento do Semesp antecedeu a CRES+5

Faculdades particulares se reúnem antes da CRES+5

+ Mais Informações

Mapa do Site