Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Marina Faferbaum recebe colaboradores para conversa sobre o livro "O fim das universidades como as conhecemos"
Publicado em 09/07/2024
Marina Feferbaum, pesquisadora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV Direito São Paulo, se reúne com Alexandre Pacheco da Silva, também coordenador do CEPI e consultor em privacidade e proteção de dados, e Clio Radomysler, líder de projetos e pesquisadora do CEPI FGV Direito SP, para debater os temas abordados no e-book O fim das universidades como as conhecemos.
Alexandre Pacheco da Silva colaborou com os artigos “Por que as IES falam tanto sobre inovação – e deveriam falar ainda mais” e “Postura institucional”. Enquanto Clyo Radomysler contribuiu com “Interação e exploração do espaço para o ensino”, “Polarização em sala de aula”, “Ensino participativo e dinâmicas de gênero em sala de aula”, “10 passos para implementar o ensino por projetos”, “Escolha antes de tudo pedagógica” e “Ensino híbrido: o futuro que queremos”.
O fim das universidades como as conhecemos é o primeiro livro lançado pela revista Ensino Superior. Trata-se de uma coletânea dos artigos publicados por Marina Feferbaum em sua coluna. Confira a sinopse do e-book e acompanhe os encontros na íntegra:
O livro é resultado do diálogo da colunistaMarina Feferbaum com especialistas da área de ensino e inovação com o foco na transformação do ensino superior face aos desafios contemporâneos, como a diversificação do corpo estudantil e as demandas por formas de ensino que transcendam o modelo tradicional baseado apenas na transmissão de conhecimento em sala de aula. A obra explora a necessidade de inovação nas universidades, que devem se adaptar para continuar relevantes, atendendo às necessidades de aprendizado ao longo da vida e à integração de diferentes disciplinas para enfrentar problemas complexos do mundo real. Além disso, o livro propõe práticas pedagógicas, com muitas dicas para incentivar a autonomia dos estudantes e o uso de tecnologias para criar um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, motivador e significativo.