NOTÍCIA
Instituto Mauá reformula seu projeto educacional para enfatizar as competências socioemocionais
Publicado em 23/10/2017
O mercado contrata pelo currículo e demite pela atitude. Não é assim?”, pontua Marcello Nitz, pró-reitor do Instituto Mauá de Tecnologia.
Ciente da necessidade de que formar profissionais com uma excelente bagagem técnica não é suficiente, a instituição tomou a decisão de reduzir o tempo das disciplinas convencionais para acomodar no currículo atividades voltadas ao desenvolvimento das chamadas soft skills, como a habilidade de comunicação, a resiliência, a autoconfiança e outras competências socioemocionais.
Para seguir por esse caminho, a instituição precisou reformular o currículo e, inclusive, enfrentar a resistência de alguns professores e alunos. “Se queremos desenvolver as habilidades necessárias para tal atuação, precisamos arrumar um tempo para ensiná-las. Não dava mais para mantê-las no campo das atividades extracurriculares”, complementa.
Do ponto de vista do desenvolvimento das habilidades técnicas, a Mauá se destaca pelo relacionamento que mantém com empresas e indústrias, especialmente as da região do ABC. Por meio de uma unidade de negócios que presta consultoria e serviços, a instituição consegue se manter atualizada e levar isso às salas de aula e laboratórios.