Na rede privada, quase metade dos alunos têm financiamento ou bolsa

Censo da Educação Superior revela que 46,8% dos estudantes têm algum tipo de suporte. Participação do Fies é cada vez menor

SHARE
, / 3

Dos 8,4 milhões de alunos matriculados em cursos de graduação, 75% estudam em alguma instituição de ensino privada. Ou seja, de cada quatro estudantes, três estão na rede particular.

Desse total de 6,3 milhões de estudantes, 46,8% contam com algum tipo de financiamento ou bolsa. Essa é a maior taxa registrada desde 2009, quando o índice era de 23%, como mostra o mais recente Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep. 

Leia: Número de idosos matriculados em cursos de graduação aumenta 46,3%

A participação do Fies, que já respondeu por 53% do total de financiamentos e bolsas, hoje é de apenas 27%. A proporção do ProUni também caiu para 19%, o que levou a um aumento da participação de outros programas, o que inclui as bolsas não reembolsáveis.

censo ensino graduação
matrículas no ensino superior

Presença desigual

O Censo da Educação Superior também mostra que a rede privada é predominante no Brasil, mas apenas de maneira geral. Na Paraíba e no Rio Grande Norte, o número de alunos nas redes privada e pública é praticamente igual. A situação é praticamente equilibrada também no Tocantins, Pará e Acre. Em Roraima existe uma relação inversa – e única: trata-se do único estado brasileiro onde há mais universitários na rede pública.

No lado oposto está São Paulo, onde há quase 5 alunos na rede privada para cada aluno na rede pública. No Distrito Federal e em Rondônia a proporção também é alta.

rede privada no ensino superior

Leia também:

380 mil professores conduzem o ensino superior brasileiro

Falta avaliação com qualidade no ensino superior

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN