Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
V Fórum STHEM Brasil reunirá em Palmas (TO) referências do setor de educação superior, como professores de Harvard e do governo australiano. Evento será em 22 e 23 de março
Publicado em 04/03/2019
Duas destacadas instituições de ensino superior do mundo, Harvard e o Instituto Tecnológico de Monterrey, do México, vão apresentar cases de inovação acadêmica durante o V Fórum STHEM Brasil – Encontro sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, que acontece gratuitamente nos dias 22 e 23 de março, em Palmas (TO).
Eles estarão representados, respetivamente, por Fawwaz Habbal e Deyra Guadalupe Charles Estrada, que ainda terão como colegas na grade de programação Matthew Johnston, membro do Conselho de Ciência do governo da Austrália; Carla Camargo Cassol, pesquisadora-doutoranda nas universidades de Curtin (Austrália) e PUC-RS; e Cristina Elsner de Faria, gerente de educação do governo da Austrália. Os três falarão sobre o modelo australiano de internacionalização do currículo.
De acordo com Fábio Reis, presidente do consórcio STHEM Brasil e diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, a escolha dos temas e dos palestrantes se deu em função das experiências que eles compartilharão com o público. “O Instituto Tecnológico de Monterrey, por exemplo, é uma das instituições mais inovadoras da América Latina e eles estruturaram um modelo que pode servir de referência para o Brasil”, menciona.
Harvard é parceira do STHEM desde o início por meio do Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, que, entre as ações, capacita professores brasileiros no campo da inovação acadêmica. No Fórum, o professor sênior Fawwaz Habbal enfatizará o impacto da inteligência artificial na educação.
Parte do segundo dia do evento será dedicado a apresentações de trabalhos enviados por professores de instituições públicas e privadas. A questão de melhoria do currículo, formação de professores e uso de tecnologias são algumas linhas temáticas que serão apresentadas.
V Fórum STHEM é gratuito e aberto a todas as pessoas vinculadas a instituições de ensino, inclusive as que não fazem parte do consórcio. O evento será no ITPAC, em Palmas. Para participar e saber mais clique aqui.
FAAP, ESPM e Centro Universitário Newton Paiva são algumas das mais de 40 instituições de ensino que fazem parte do consórcio STHEM Brasil, que visa auxiliar professores e gestores a inserirem práticas inovadoras na sala de aula e em atividades de pesquisa e extensão.
“O objetivo do Consórcio também é ampliar a cooperação com governos e instituições de ensino que de fato acreditam no processo de inovação”, explica Reis.
Foto: Shutterstock
Relatório aponta falhas no Enade, no CPC e nos indicadores de referência