Revista Ensino Superior | Fórum gratuito sobre inovação acadêmica e aprendizagem ativa acontece em março com presenças internacionais - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Notícias

Fórum gratuito sobre inovação acadêmica e aprendizagem ativa acontece em março com presenças internacionais

V Fórum STHEM Brasil reunirá em Palmas (TO) referências do setor de educação superior, como professores de Harvard e do governo australiano. Evento será em 22 e 23 de março

Publicado em 04/03/2019

por Redação Ensino Superior

forum-inovacao-academica-sthem Foto: Shutterstock

Duas destacadas instituições de ensino superior do mundo, Harvard e o Instituto Tecnológico de Monterrey, do México, vão apresentar cases de inovação acadêmica durante o V Fórum STHEM Brasil – Encontro sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, que acontece gratuitamente nos dias 22 e 23 de março, em Palmas (TO).

Eles estarão representados, respetivamente, por Fawwaz Habbal e Deyra Guadalupe Charles Estrada, que ainda terão como colegas na grade de programação Matthew Johnston, membro do Conselho de Ciência do governo da Austrália; Carla Camargo Cassol, pesquisadora-doutoranda nas universidades de Curtin (Austrália) e PUC-RS; e Cristina Elsner de Faria, gerente de educação do governo da Austrália. Os três falarão sobre o modelo australiano de internacionalização do currículo.

De acordo com Fábio Reis, presidente do consórcio STHEM Brasil e diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, a escolha dos temas e dos palestrantes se deu em função das experiências que eles compartilharão com o público. “O Instituto Tecnológico de Monterrey, por exemplo, é uma das instituições mais inovadoras da América Latina e eles estruturaram um modelo que pode servir de referência para o Brasil”, menciona.

Harvard é parceira do STHEM desde o início por meio do Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, que, entre as ações, capacita professores brasileiros no campo da inovação acadêmica. No Fórum, o professor sênior Fawwaz Habbal enfatizará o impacto da inteligência artificial na educação.

Apresentação de trabalhos docentes

Parte do segundo dia do evento será dedicado a apresentações de trabalhos enviados por professores de instituições públicas e privadas. A questão de melhoria do currículo, formação de professores e uso de tecnologias são algumas linhas temáticas que serão apresentadas.

V Fórum STHEM é gratuito e aberto a todas as pessoas vinculadas a instituições de ensino, inclusive as que não fazem parte do consórcio. O evento será no ITPAC, em Palmas. Para participar e saber mais clique aqui.

STHEM Brasil e a inovação acadêmica

FAAP, ESPM e Centro Universitário Newton Paiva são algumas das mais de 40 instituições de ensino que fazem parte do consórcio STHEM Brasil, que visa auxiliar professores e gestores a inserirem práticas inovadoras na sala de aula e em atividades de pesquisa e extensão.

“O objetivo do Consórcio também é ampliar a cooperação com governos e instituições de ensino que de fato acreditam no processo de inovação”, explica Reis.

inovação acadêmica

Foto: Shutterstock

Leia também:

Relatório aponta falhas no Enade, no CPC e nos indicadores de referência

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
Doc Araribá Unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.