Notícias

MEC divulga período para renegociação de dívidas do Fies

Resolução foi publicada nesta sexta, 11, no Diário Oficial da União. Solicitações devem ser feitas entre 7 de março e 31 de agosto

Publicado em 11/02/2022

por Redação Ensino Superior

Fies_renegociaçãoMEC - DOU Foto: reprodução/internet

Depois da Medida Provisória 1.090 de 2021, que passa a conceder até 92% de descontos aos inadimplentes que aderiram ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) até o ano de 2017, o MEC divulgou nesta sexta-feira, 11, o período para a solicitação de renegociação das dívidas junto ao programa. As solicitações podem ser feitas a partir de 7 de março a 31 de agosto de 2022, conforme resolução disponível no Diário Oficial da União.

Leia: Buscas pelo termo Enem cresceram mais de 1.000% nas últimas 24 horas



O documento também discrimina os termos e a quem se destina o perdão de dívidas:

  1. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de noventa dias, a partir da data da publicação da MP 1.090/2021, cujo desconto será de 12%, além de abatimento de 100% dos encargos moratórios em pagamentos à vista;

  2. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, que estejam cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com desconto de 92% do valor.

  3. Estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias, que não se enquadrem nos temos anteriores, com desconto de 82,5% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor. Neste caso a dívida poderá ser paga em até 10 vezes.

Antecedentes

Fies_renegociaçãoMEC - DOU
Foto: reprodução/internet

O Governo Federal vem realizando uma série de mudanças nas políticas públicas educacionais, aumentando a inclusão em programas como o ProUni e concedendo perdão de dívidas aos inadimplentes do Fies. Sociólogos e demais veículos de imprensa relacionam a movimentação com o pleito presidencial de 2022, principalmente depois que Lula mencionou em podcast, anistia para os mais de 1 milhão de jovens em dívida com o Fundo de Financiamento por conta do crescimento do desemprego.

 Fala em anistia, mas porque não fez isso lá atrás?” rebateu Bolsonaro.



Leia também:

Especialistas debatem mudanças no ProUni em podcast

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Notícias

pexels-thisisengineering-3861969

Inteligência artificial pede mão na massa

+ Mais Informações
pexels-george-milton-6953876

Mackenzie cria estratégia para comunicar a ciência

+ Mais Informações
doc Araribá unisagrado

Projeto do Unisagrado na Ti Araribá faz 26 anos e ganha documentário

+ Mais Informações
pexels-andrea-piacquadio-3808060

Mais de 100 IES foram certificadas com selo de incentivo à Iniciação...

+ Mais Informações

Mapa do Site