Revista Ensino Superior | O desenvolvimento dos bebês até os 18 meses - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Edição 236

O desenvolvimento dos bebês até os 18 meses

Veja quais habilidades as crianças desenvolvem até 1 ano e meio e quais atividades são recomendadas para cada idade

Publicado em 27/01/2017

por Débora Rubin

shutterstock_96959996 © Shutterstock

Entenda o desenvolvimento dos bebês até os 18 meses

© Shutterstock

Nos últimos anos, descobertas de diversas áreas revelaram habilidades e possibilidades dos bebês, trazendo novos desafios aos educadores. Mas como acontece esse desenvolvimento? Quais atividades podem ajudar no processo? Veja abaixo:

 

IDADE: TRÊS MESES

Conquista: Rolar no chão

Atividades sugeridas:

– Nessa fase o bebê se manifesta por sorrisos. A estimulação e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê são importantíssimos.

– Chocalhos coloridos são ótimos quando usados por um adulto que os pode balançar cerca de 25 cm de distância da criança, lentamente, estimulando a fixação do olhar infantil. Pulseirinhas com sons também servem a esse fim.

– Móbiles são muito bem-vindos e estimulantes a partir dessa idade, assim como brinquedos de plástico na banheira.

– Curiosidade: a partir dos quatro dias de vida, a maior parte dos bebês já consegue prestar atenção aos sons e às palavras. A introdução da música enquanto brincam no colo e sobre o chão aumenta o potencial de aprendizagem: podem-se colocar objetos macios, sonoros e coloridos para os estimular a se esticar e pegar esses brinquedos.

– Conversar com eles com carinho, cantar e estimular é muito útil. E bem-vindo.

 

IDADE: QUATRO MESES

Conquista: Se sentar encostado sem cair

Atividades sugeridas:

– Sentar muda o ângulo de visão da criança, que adquire desenvoltura na mobilidade corporal e habilidades manuais. Essa mudança permite grandes conquistas também na área da comunicação social: sorri em resposta ao sorriso do adulto, começa a gostar de ficar com outros bebês, balbucia, pega dois objetos entre suas mãos, segue com facilidade os objetos em movimento, desenvolve a visão para cores e a atenção.

– É a idade das argolas, bichos de plástico seguida da  introdução dos blocos macios para encaixe (posterior), brinquedo de morder, brinquedos que deslizam no chão etc.

– Brincando, o bebê desenvolve a capacidade de se manter de cabeça erguida quando de bruços e passa para a posição de costas. Uma nova aquisição, que leva à próxima…

 

IDADE: SEIS MESES

Conquista: Se sentar sem apoio

Atividades sugeridas:

–  É a hora de incrementar os tapetes sensoriais, onde há o que puxar; objetos que fazem sons; pedaços de tecidos com diferentes texturas e cores; material adesivo (velcro); brinquedos de encaixar que formam torres e que depois podem ser derrubados e reconstruídos com a ajuda de um adulto. Introduzir brinquedos próprios para a idade à venda no mercado.

–  Bater tampas de panelas, brincar com o bate-pino, deixar cair objetos e recuperá-los: bebês gostam dos sons produzidos pelas batidas e aprendem quando o adulto fala sobre o que acontece com o objeto: “a bola caiu no chão”, “a bola rolou!” ou ainda “vou pegar a bola para você”. Essa verbalização auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de auxiliar a compreensão da linguagem.

 

IDADE: SETE MESES

Conquista: Começa a ficar em pé com apoio

Atividades sugeridas

– A mobilidade corporal faz com que os objetos do meio ganhem importância especial, sendo um ambiente a ser descoberto e do qual ele deve ser protegido, pois não conhece os perigos.

– As brincadeiras sob a supervisão do adulto são importantíssimas, sempre explorando a verbalização e denominação dos objetos e situações.

 

IDADE: NOVE MESES

Conquista: Começa a andar, ainda usando o suporte

Atividades sugeridas:

– Brincadeiras de esconder–aparecer com o uso de uma fralda ajudam a amenizar a angústia de achar que o que não se vê não existe mais.

– É época das mantinhas e fraldinhas para dormir, que ajudam a tranquilizar a criança.

 

IDADE: 10 MESES

Conquista: É capaz de ficar momentaneamente sozinho sem apoio

Atividades sugeridas:

– Adoram brincar com a água e a hora do banho pode ser explorada com atividades com boias coloridas, flutuadores, bichinhos e esponjas.

– Adoram quando os adultos os seguram para que possam treinar os primeiros passos. Piscina de bolinhas, brincar no playground pode ser estimulante.

 

IDADE: 12 MESES

Conquista: Começa a andar sozinho, sem apoio

Atividades sugeridas:

– Gostam de explorar o meio ambiente e usam as pessoas para alcançar seus objetivos.

– Brincam com cubos, mas ainda não conseguem colocá-los na sequência de tamanhos.

– Gostam de puxar brinquedos que deslizam.

 

IDADE: 14 MESES

Conquista: Pode andar para trás, sem apoio

Atividades sugeridas:

–  O desenvolvimento cerebral deve ser muito estimulado com leituras diárias, muita “conversação”, visita a locais diferentes onde ele possa correr, brincar com crianças e conhecer novos adultos.

–  Brincar de esconder ajuda a desenvolver a memória.

 

IDADE: 17 MESES

Conquista: Pode andar alternando etapas, com pouco ou nenhum apoio

Atividades sugeridas:

– Brincadeiras no playground, massinha e argila de areia são apreciadas.

 

IDADE: 18 MESES

Conquista: Capacidade de manipular objetos com os pés durante a caminhada, como chutar uma bola

Atividades sugeridas:

–  A família é um porto seguro do qual a criança não prescinde: o contato físico e amor são insubstituíveis.

–  As lojas têm muitas ofertas de brinquedos para essa idade, mas é possível fazer uso de objetos caseiros como panelas, baldes, panos e criar a melhor das brincadeiras.

Fonte: Irene Maluf, especialista em psicopedagogia , Educação Especial e neuroaprendizagem, e Christina Iglesias, neuropsicóloga

Autor

Débora Rubin


Leia Edição 236

educacao-geracao-z

O valor da educação para a geração Z

+ Mais Informações
DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.