NOTÍCIA

Edição 236

O desenvolvimento dos bebês até os 18 meses

Veja quais habilidades as crianças desenvolvem até 1 ano e meio e quais atividades são recomendadas para cada idade

Publicado em 27/01/2017

por Débora Rubin

shutterstock_96959996 © Shutterstock

Entenda o desenvolvimento dos bebês até os 18 meses

© Shutterstock

Nos últimos anos, descobertas de diversas áreas revelaram habilidades e possibilidades dos bebês, trazendo novos desafios aos educadores. Mas como acontece esse desenvolvimento? Quais atividades podem ajudar no processo? Veja abaixo:

 

IDADE: TRÊS MESES

Conquista: Rolar no chão

Atividades sugeridas:

– Nessa fase o bebê se manifesta por sorrisos. A estimulação e o fortalecimento do vínculo mãe/bebê são importantíssimos.

– Chocalhos coloridos são ótimos quando usados por um adulto que os pode balançar cerca de 25 cm de distância da criança, lentamente, estimulando a fixação do olhar infantil. Pulseirinhas com sons também servem a esse fim.

– Móbiles são muito bem-vindos e estimulantes a partir dessa idade, assim como brinquedos de plástico na banheira.

– Curiosidade: a partir dos quatro dias de vida, a maior parte dos bebês já consegue prestar atenção aos sons e às palavras. A introdução da música enquanto brincam no colo e sobre o chão aumenta o potencial de aprendizagem: podem-se colocar objetos macios, sonoros e coloridos para os estimular a se esticar e pegar esses brinquedos.

– Conversar com eles com carinho, cantar e estimular é muito útil. E bem-vindo.

 

IDADE: QUATRO MESES

Conquista: Se sentar encostado sem cair

Atividades sugeridas:

– Sentar muda o ângulo de visão da criança, que adquire desenvoltura na mobilidade corporal e habilidades manuais. Essa mudança permite grandes conquistas também na área da comunicação social: sorri em resposta ao sorriso do adulto, começa a gostar de ficar com outros bebês, balbucia, pega dois objetos entre suas mãos, segue com facilidade os objetos em movimento, desenvolve a visão para cores e a atenção.

– É a idade das argolas, bichos de plástico seguida da  introdução dos blocos macios para encaixe (posterior), brinquedo de morder, brinquedos que deslizam no chão etc.

– Brincando, o bebê desenvolve a capacidade de se manter de cabeça erguida quando de bruços e passa para a posição de costas. Uma nova aquisição, que leva à próxima…

 

IDADE: SEIS MESES

Conquista: Se sentar sem apoio

Atividades sugeridas:

–  É a hora de incrementar os tapetes sensoriais, onde há o que puxar; objetos que fazem sons; pedaços de tecidos com diferentes texturas e cores; material adesivo (velcro); brinquedos de encaixar que formam torres e que depois podem ser derrubados e reconstruídos com a ajuda de um adulto. Introduzir brinquedos próprios para a idade à venda no mercado.

–  Bater tampas de panelas, brincar com o bate-pino, deixar cair objetos e recuperá-los: bebês gostam dos sons produzidos pelas batidas e aprendem quando o adulto fala sobre o que acontece com o objeto: “a bola caiu no chão”, “a bola rolou!” ou ainda “vou pegar a bola para você”. Essa verbalização auxilia a criança a compreender o que se pode fazer com o objeto, além de auxiliar a compreensão da linguagem.

 

IDADE: SETE MESES

Conquista: Começa a ficar em pé com apoio

Atividades sugeridas

– A mobilidade corporal faz com que os objetos do meio ganhem importância especial, sendo um ambiente a ser descoberto e do qual ele deve ser protegido, pois não conhece os perigos.

– As brincadeiras sob a supervisão do adulto são importantíssimas, sempre explorando a verbalização e denominação dos objetos e situações.

 

IDADE: NOVE MESES

Conquista: Começa a andar, ainda usando o suporte

Atividades sugeridas:

– Brincadeiras de esconder–aparecer com o uso de uma fralda ajudam a amenizar a angústia de achar que o que não se vê não existe mais.

– É época das mantinhas e fraldinhas para dormir, que ajudam a tranquilizar a criança.

 

IDADE: 10 MESES

Conquista: É capaz de ficar momentaneamente sozinho sem apoio

Atividades sugeridas:

– Adoram brincar com a água e a hora do banho pode ser explorada com atividades com boias coloridas, flutuadores, bichinhos e esponjas.

– Adoram quando os adultos os seguram para que possam treinar os primeiros passos. Piscina de bolinhas, brincar no playground pode ser estimulante.

 

IDADE: 12 MESES

Conquista: Começa a andar sozinho, sem apoio

Atividades sugeridas:

– Gostam de explorar o meio ambiente e usam as pessoas para alcançar seus objetivos.

– Brincam com cubos, mas ainda não conseguem colocá-los na sequência de tamanhos.

– Gostam de puxar brinquedos que deslizam.

 

IDADE: 14 MESES

Conquista: Pode andar para trás, sem apoio

Atividades sugeridas:

–  O desenvolvimento cerebral deve ser muito estimulado com leituras diárias, muita “conversação”, visita a locais diferentes onde ele possa correr, brincar com crianças e conhecer novos adultos.

–  Brincar de esconder ajuda a desenvolver a memória.

 

IDADE: 17 MESES

Conquista: Pode andar alternando etapas, com pouco ou nenhum apoio

Atividades sugeridas:

– Brincadeiras no playground, massinha e argila de areia são apreciadas.

 

IDADE: 18 MESES

Conquista: Capacidade de manipular objetos com os pés durante a caminhada, como chutar uma bola

Atividades sugeridas:

–  A família é um porto seguro do qual a criança não prescinde: o contato físico e amor são insubstituíveis.

–  As lojas têm muitas ofertas de brinquedos para essa idade, mas é possível fazer uso de objetos caseiros como panelas, baldes, panos e criar a melhor das brincadeiras.

Fonte: Irene Maluf, especialista em psicopedagogia , Educação Especial e neuroaprendizagem, e Christina Iglesias, neuropsicóloga

Autor

Débora Rubin


Leia Edição 236

educacao-geracao-z

O valor da educação para a geração Z

+ Mais Informações
DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site