RFM Editores


Por que o LMS ainda é importante para a modalidade presencial?

Canvas LMS apresenta 20 formas de usar de usar ferramenta edtech mesmo em sala de aula. Baixe o conteúdo gratuitamente


Você já se perguntou se o LMS continuará sendo importante quando você retornar ao modo presencial? O uso de um LMS como ferramenta edtech não surgiu para eliminar o formDiante dos desafios que surgiram com a pandemia, universidades e instituições de ensino tiveram que se adaptar para dar continuidade à educação em uma nova realidade e fazer investimentos em tecnologia para que ela pudesse continuar. Embora a educação online tenha ganhado força nesse contexto, os benefícios das ferramentas digitais e do sistema de gestão da aprendizagem não devem se esgotar com o retorno às aulas presenciais.

Leia: 74% dos usuários de LMS na América Latina acessam cursos em dispositivos móveis

O uso do LMS e das ferramentas Edtech não surgiram para substituir o formato presencial, mas sim para complementá-lo e dinamizá-lo. Uso contínuo de um LMS significa que a aprendizagem pode continuar fora da sala de aula física. Os estudantes podem acessar facilmente os materiais de qualquer lugar, seja porque precisam estar ausentes ou porque precisam fazer a transição para o aprendizado a distância.

5 motivos para continuar usando o LMS no modo presencial 

As aulas presenciais e o ambiente físico de ensino são responsáveis por desempenhar um papel importante na formação dos alunos e na atividade dos professores. No entanto, não é necessário abrir mão das vantagens das ferramentas digitais: 

1. Os professores fizeram um enorme investimento de tempo para mover seus materiais e instruções para o formato online. Agora podem aproveitar esse trabalho e usar o LMS para apoiar o gerenciamento de aulas, avaliação dos alunos, organização de tópicos e conteúdos. 

2. É provável que os alunos tenham diferentes necessidades de aprendizagem quando retornam à sala de aula física. O Canvas LMS facilita a diferenciação entre caminhos de aprendizagem, mesmo na sala de aula presencial. 

LMS presencial
Foto: reprodução

3. Ao usar o mesmo LMS em toda a instituição, o corpo diretivo pode acessar análises de dados importantes para a tomada de decisões e avaliar o retorno do investimento em tecnologia, dimensionar melhor a qualidade do ensino e fornecer uma experiência consistente para os estudantes em todas as aulas e períodos acadêmicos. 

4. A utilização de um LMS no modelo presencial permite explorar diversos formatos de criação de conteúdo e interação, oferecendo alternativas para que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e da forma mais eficaz para eles. 

5. Seja no modelo presencial, híbrido ou remoto, a adoção do Canvas LMS melhora os resultados para todos no processo de ensino e aprendizagem, garantindo uma educação integrada, ágil e conectada com as principais demandas das instituições de ensino. 

Ao utilizar o Canvas em conjunto com outras tecnologias da plataforma de aprendizado da Instructure, os alunos também têm outros benefícios que vão além da agilidade ou acesso ao conteúdo do curso de qualquer lugar. O conjunto de recursos, ferramentas, dados e informações disponíveis no Canvas LMS promovem o desenvolvimento de competências altamente exigidas no mercado de trabalho atual, como proatividade, gestão de tempo e definição de prioridades.

Conheça aqui 20 formas de usar o Canvas LMS na modalidade presencial em sua universidade

Leia também

Conheça um recurso que apoia melhores experiências de ensino e aprendizagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + 15 =