74% dos usuários de LMS na América Latina acessam cursos em dispositivos móveis

Pesquisa Instructure Global 2021, de empresa criadora do Canvas, identifica tendências do uso de tecnologia educacional na LATAM para 2022. Relatório pode ser baixado gratuitamente

SHARE
,

“Este estudo ilustra o forte impacto que a pandemia teve sobre as instituições e os alunos da América Latina (LATAM), mas também nos mostra uma região focada no uso da tecnologia para empoderar professores e alunos”, diz Steve Daly, CEO da Instructure.

Isso pode ser percebido por um de alguns dos números mais destacáveis: 74% dos usuários do LMS (Sistema de Gestão de Aprendizagem, em português) na LATAM relatam que frequentemente acessam cursos por meio de dispositivos móveis, em comparação a 61% na América do Norte e 63% na Europa e Oriente Médio. Com 71% o Brasil tem o menor porcentual da América Latina, enquanto o Peru tem a maior porcentagem com 83%.

América Latina LMS
95% dos alunos e 92% dos gestores latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional (foto: Pexels)

Outro ponto é que grande maioria dos alunos (95%) e gestores (92%) latinos acreditam que o acesso à tecnologia tem um alto impacto no sucesso educacional. Embora os estudantes ainda definam “sucesso” principalmente como desempenho acadêmico, o corpo docente e os gestores estão procurando maneiras de apoiar o aluno como um todo, com o bem-estar psicológico e o acesso à saúde mental impactando positivamente o engajamento do aluno.

Leia: Mensurando o engajamento para qualificar experiências de aprendizagem

50% das instituições pesquisadas em 2021 oferecem serviços de aconselhamento presencial ou virtual, 33% realizam eventos de bem-estar no campus e 24% utilizam aplicativos de saúde mental. No Brasil especificamente, 48% das instituições que participaram da pesquisa oferecem, no campus ou de maneira virtual, serviços de aconselhamento, 28% incluem eventos voltados à saúde em seu currículo e 16% utilizam aplicativos voltados à saúde mental.

Tecnologia somada às hard e soft skills

O sucesso do estudante hoje requer disponibilidade de recursos tecnológicos, bem como conteúdo envolvente e um ensino de qualidade com o auxílio de professores proficientes em tecnologia.

Os quatro principais fatores acadêmicos para estimular o sucesso dos estudantes, citados por alunos e gestores, são a qualidade do corpo docente (91%), conteúdo/ensino envolvente (90%), tecnologia disponível e instrução prática (ambos com 89%).

Já no Brasil os principais fatores para o sucesso citados por estudantes e gestores são atividades práticas (98%), oportunidade de estágio (98%), disponibilidade tecnológica (97%) oportunidades extracurriculares (97%) e nível intelectual dos professores (96%).

Consulte a pesquisa Análise de sucesso e envolvimento dos alunos do ensino superior para conferir os dados completos e traçar estratégias afinadas com as tendências para 2022.

Latam

Leia também:

A reinvenção dos docentes

Artigos relacionados

<

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN