NOTÍCIA
Iniciativa é da plataforma Canvas. Para participar, as instituições precisam se inscrever até 15 de março
Publicado em 10/02/2019
Enquanto as matrículas nos cursos presenciais estão estagnadas, as dos cursos a distância cresceram 17,6% entre 2016 e 2017, como mostra o último Censo da Educação Superior.
Diante desse avanço da educação online, o EAD Ranking chega para classificar os melhores cursos a distância do Brasil. Desenvolvido pela plataforma de aprendizagem virtual Canvas, a classificação será a primeira do gênero no país.
Para participar, as instituições precisam se inscrever até 15 de março por meio do site oficial (clique aqui).
A metodologia usada na avaliação dos cursos segue padrões adotados por outros rankings educacionais mundo. A classificação é dividida em quatro classes de indicadores, cada uma representando um aspecto diferente da aprendizagem a distância: avaliação dos colegas (40%), capacidade tecnológica (20%), proporção tutor/aluno (20%) e reputação no mercado de trabalho (20%).
A avaliação será realizada pela Rede Rankintacs, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e o Grupo Gestão RH, considerando quatro critérios:
Podem ser inscritos todos os cursos de todas disciplinas e especialidades. Também não há restrição quanto à localização geográfica e ao valor cobrado pelos cursos. Os resultados serão conhecidos em abril de 2019.
“Acreditamos que o Brasil é um dos países do mundo com maior potencial para o desenvolvimento da educação a distância. Para dar consistência a esse crescimento, é importante haver controle de qualidade forte e bastante transparência”, defende o diretor do Canvas na América Latina Lars Janér.
Plataforma inspirada em Game of Thrones vira conteúdo em curso EAD
Professores brasileiros concorrem ao Nobel da Educação