Universitários criam programa para aumentar a retenção de alunos

Desenvolvido na Faculdade de Tecnologia Termomecanica, sistema surgiu em um programa de iniciação científica

SHARE
, / 3

Dois estudantes do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT), Arthur de Souza e Vittoria Cassoni, desenvolveram um software de inteligência artificial para prever a evasão de alunos.

A estimativa é feita com base em uma série de dados, como o perfil socioeconômico dos universitários e o desempenho deles no vestibular.

Leia também:

Os alunos querem montar a própria grade curricular. Como viabilizar isso no ensino superior?

Segundo a FTT, localizada em São Bernardo do Campo (SP), de cada dez casos de desistência, o sistema consegue prever corretamente sete deles.

Informações de alerta

Atrativo às instituições de ensino por ser uma ferramenta de retenção de alunos, o projeto surgiu em um programa de iniciação científica da FTT e levou oito meses para ser concluído.

O software pode ser utilizado em qualquer sistema operacional e, segundo a faculdade, poderia ser implementado em qualquer organização educacional que disponibilize dados relacionados ao perfil socioeconômico e de desempenho acadêmico de seus estudantes.

Porém, até o momento, não há interesse em comercializá-lo. O trabalho dos universitários teve a orientação do professor de matemática Diogo Martins Gonçalves de Morais e deve passar por aperfeiçoamentos.

solução retenção de alunos por universitários
Foto: Shutterstock

Leia também:

Alunos de ensino superior enfrentam ansiedade, depressão e outros problemas psicológicos

Instituições apostam em novos modelos de financiamento estudantil

Artigos relacionados

Comentários

comentários

 youjizz

best replica watches

  blog.aidol.asia youngteens.net a-coon.com

PASSWORD RESET

LOG IN