Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
■ Dona de menor prestígio no cenário internacional do que seu conterrâneo Lars von Trier (o diretor de Dançando no escuro, Dogville e Melancolia), a dinamarquesa Susanne Bier vem se especializando em melodramas que discutem temas delicados, como relações familiares conflituosas, a matéria-prima para Brothers […]
Publicado em 27/09/2011
■ Dona de menor prestígio no cenário internacional do que seu conterrâneo Lars von Trier (o diretor de Dançando no escuro, Dogville e Melancolia), a dinamarquesa Susanne Bier vem se especializando em melodramas que discutem temas delicados, como relações familiares conflituosas, a matéria-prima para Brothers (2004) – refilmado nos EUA como Entre Irmãos (2009) -, Depois do casamento (2006) e Coisas que perdemos pelo caminho (2007).
![]() |
■ Escrita por Anders Thomas Jensen (que assinou também o roteiro de Brothers e Depois do casamento), a história acompanha pai (interpretado por Mikael Persbrandt) e filho adolescente (Markus Rygaard) envolvidos em situações-limite. O primeiro, médico, trabalha durante parte do ano cuidando das vítimas de uma região da África controlada por uma milícia; o segundo,
que vive na Dinamarca, sofre bullying na escola e se aproxima de um novo aluno.
■ O ponto de partida é a ideia, corrente na Europa, de que a barbárie fica muito longe. De fato, a parte africana da trama envolve um grau de brutalidade chocante. O que o médico descobre ao voltar para casa, no entanto, expressa uma indiferença pelo outro igualmente brutal, mesmo que talvez menos sangrenta. O êxito internacional de Em um mundo melhor tem a ver com a percepção de que, na sociedade de consumo, a desumanização apenas adquire outra face.
EUROPA EM CRISE DE VALORES
■ A exemplo do que faz Em um mundo melhor, diversos filmes dos anos 2000 tratam de um certo mal-estar europeu contemporâneo, relacionado à distância entre a utopia do continente unido, solidário e sem fronteiras, e a realidade que insiste em dar mostras do contrário. A relação inclui O silêncio de Lorna (2008), dos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Bem-vindo (2009), do francês Philippe Lioret, que abordam o duro tratamento aos imigrantes.
■ Um exemplar recente desse olhar é Biutiful (México/Espanha, 2010, 140 min, disponível apenas para locação em DVD e R$ 99,90 em Blu-ray). Dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu (de Amores brutos, 21 gramas e Babel), o filme traz o espanhol Javier Bardem (indicado ao Oscar por esse trabalho) no papel de um morador de Barcelona que sobrevive graças a atividades ilícitas – e que tem o dom de se comunicar com os mortos.
![]() |
MÃO NA MASSA
■ O encerramento da terceira edição do Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas foi acompanhado, em agosto, pela realização de um seminário sobre educação audiovisual no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O encontro promoveu um painel sobre experiências desenvolvidas em ambientes de ensino formal e não formal, envolvendo oficinas de criação e produção oferecidas principalmente para o público jovem, com o uso de
tecnologia digital.
![]() |
Curta Cenas, de Giulia Perri, foi finalista na categoria ensino médio |
VEJA TAMBÉM EM DVD
![]() |
Notícias da Antiguidade Ideológica – Marx, Eisenstein, O Capital
Documentário a partir de adaptação de O capital, de Marx.
(Alemanha, 2008, 492 min, R$ 65,50)
![]() |
Marcha da Vida
Sobreviventes do Holocausto viajam a campos de concentração, em jornada realizada anualmente desde 1988.
(EUA/Brasil, 2010, 76 min, disponível apenas para locação)
![]() |
Bróder
Primeiro longa-metragem do diretor Jeferson De, sobre três amigos de infância que se reencontram adultos e discutem opções de vida.
(Brasil, 2010, 93 min, disponível apenas para locação)
![]() |