Revista Ensino Superior | As marcas do saber - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

As marcas do saber

Em sua sexta edição, prêmio Top Educação abre espaço para novas categorias e reconhece as 18 empresas mais lembradas na esfera educacional

Publicado em 27/10/2011

por Luciano Velleda

Do mundo esportivo ao ambiente empresarial, prevalece a tese de que tão difícil quanto atingir resultados positivos e conquistas é se manter no topo. A sexta edição do Prêmio Top Educação, realizado pela revista Educação em 2011, acrescenta mais um conceito ao já familiar senso comum: é preciso saber por que se ganhou, ou por que se perdeu.

De 2006, ano em que foi realizada a primeira edição, com pouco menos de 9 mil votos, até este ano, com cerca de 109 mil votos, a análise dos resultados permite observar quais são as empresas que se mantêm firmes na liderança de seus nichos mercadológicos, e quais são aquelas que oscilam ou que perderam espaço na mente dos consumidores que elegeram os vencedores de 18 distintas categorias. “A pesquisa realizada por um agente externo é absolutamente relevante. Muitas vezes, as empresas, inclusive de educação, tendem a olhar para dentro, mas quando você olha para fora, para a sociedade, isso é muito importante, pois marca é percepção externa”, teoriza Eduardo Tomiya, da Brand Analytics.

Tomiya acredita que as companhias, vitoriosas ou não, devem ter a capacidade de utilizar positivamente as informações contidas no prêmio. “As marcas vitoriosas têm o reconhecimento de um trabalho e isso gera credibilidade, uma noção de dever cumprido dentro da empresa, o que é muito importante”, diz ele, acrescentando que as vencedoras devem seguir trabalhando para se manter no topo, enquanto as que não alcançaram o status de ganhadoras devem igualmente aproveitar a ocasião para evoluir. “É preciso entender por que se perdeu, onde houve a falha e, a partir dessa análise, pensar em como corrigir o caminho.”

O consultor da Brand Analytics lembra que a visibilidade e a lembrança de uma marca são um processo longo, construído no dia a dia. Rubem Barros, diretor editorial da Editora Segmento, concorda: “marcas que trabalham com educação precisam ter uma visão de longo prazo, até mesmo no que diz respeito à própria construção da marca”. Embora reconheça a cobrança existente no mercado para que se alcancem resultados a curto prazo, o diretor acredita que empresas e instituições que trabalham no meio educacional precisam estabelecer metas a médio e longo prazo. “É preciso ter convicção do seu norte”, aponta.


Análise
Noção clara de trajetória tem a empresa Positivo, vencedora na categoria Sistema de Ensino, nos anos de 2009, 2010 e 2011. O mesmo acontece com o CCAA, vencedor nos últimos três anos no quesito Escola de Idiomas. “O prêmio ratifica o trabalho que temos desenvolvido para que os consumidores reconheçam a excelência da metodologia, a alta qualidade do  material didático e o excelente trabalho que vem sendo implementado pelos nossos franqueados. São esses fatores que fazem a marca CCAA estar sempre positivamente presente na cabeça de todas as pessoas relacionadas com a educação”, relata Adolfo Souza, diretor de marketing do Grupo CCAA.

Estar na liderança também não tem sido novidade para a Microsoft, igualmente vitoriosa, em 2011, na categoria Empresas de Tecnologia, o que já havia ocorrido nos anos de 2009 e 2010. “A Microsoft se orgulha em ser novamente reconhecida como uma empresa que incentiva alunos e professores a utilizarem a tecnologia em sala de aula como forma de aprimorar o processo ensino-aprendizagem”, diz Emilio Munaro, diretor de educação da Microsoft Brasil.

Com 88% dos votos, bem acima do segundo colocado (a Abril, com 8%), o Ministério da Educação manteve a porcentagem semelhante à obtida em 2010 e venceu novamente o quesito Portal Educacional, título que também já havia obtido em 2009. Outra empresa que pode comemorar os rumos certos de sua gestão é a Editora Saraiva, que além de vencer pela terceira vez como melhor editora de literatura infantojuvenil, ainda conquistou o título de melhor editora de livros didáticos e de rede de livrarias.

“Pelo terceiro ano consecutivo nos sentimos mais uma vez honrados em receber o prêmio. Neste ano, tivemos uma alegria ainda maior, já que fomos agraciados em três categorias”, afirma José Luís Próspero, diretor da editora. Segundo ele, o prêmio simboliza um reconhecimento do trabalho e do investimento que a empresa faz para introduzir no mercado produtos e serviços considerados de excelência. “Nos sentimos ainda mais empenhados e comprometidos para oferecer o que há de melhor para o desenvolvimento educacional do nosso país”, declara Próspero.

Sucesso semelhante tem vivido a empresa Dell, desde 2009 sendo vitoriosa na categoria Fabricantes de Computadores, seguida pela HP, com 37%, e pela Positivo, com 23%. “Esse prêmio mostra que a Dell está no caminho certo no compromisso de melhorar o processo de aprendizado dos alunos em todo o mundo. Além de ser líder global no fornecimento de TI para o segmento educacional, a empresa reforça, cada vez mais, o investimento em soluções completas para educação, com capacitação de professores, conteúdo interativo alinhado ao currículo proposto e infraestrutura de tecnologia de qualidade”, atesta Ricardo Menezes, diretor de vendas para educação, saúde e governo da Dell Brasil.


Reavaliar
Por outro lado, de acordo com a tese proposta por Eduardo Tomiya, quem precisa saber tirar proveito da queda de rendimento e trabalhar para voltar ao topo é a FTD. Após vencer o Prêmio Top Educação em 2009 e 2010 na categoria Sistema de Ensino para Rede Pública, com 46% dos votos, em 2011 teve 38%; a empresa ficou em segundo lugar e perdeu o posto para a Uninter, que venceu justamente obtendo 41% dos votos. Em 2011, a Uninter também foi novamente vitoriosa no quesito Instituição de Ensino a Distância, mantendo a liderança na área desde 2009. A empresa, no entanto, havia sido duplamente vencedora em 2010 ao ganhar ainda o prêmio de Instituição de Ensino de Pós-Graduação, posto este ano desbancado pela PUC, que venceu com 37% dos votos.

A sexta edição do Prêmio Top Educação trouxe algumas novidades, como a inclusão de quatro novas categorias: Alimentação, vencida pela Nestlé (65%); Instituições do Terceiro Setor, tendo Amigos da Escola como ganhadora (40%); Canal de TV aberta relacionado à educação, cujo premiado foi a TV Cultura (66%); e Canal de TV fechada relacionado à educação, vencido pela National Geographic (49%). O reconhecimento que o Top Educação alcançou nos seus seis anos de existência, demonstrado pelo significativo aumento do número de votos entre 2006 e 2011, faz com que ele próprio também esteja sujeito aos mesmos conceitos que devem nortear o crescimento das empresas vencedoras e perdedoras. Suas ações de sucesso precisam ser trabalhadas e planejadas conscientemente, para que o prêmio se mantenha em permanente estado de evolução.

Categorias e vencedores

Sistema de ensino

Fornecedores de material didático e serviços para escolas da rede privada

Nome da empresa: Editora Positivo
Percentual de votos no segmento: 40%
Data de fundação: 1979
Número de funcionários e unidades: 562 colaboradores, uma matriz em Curitiba e 2.100 escolas conveniadas
As 3 tops do segmento: Uninter, Positivo e FTD
Foco de atuação: Desenvolver soluções e conteúdos educacionais para a área escolar, com vistas à construção de um futuro melhor para o país por meio da educação.
Estratégia: Ouvir e atender aos anseios do meio educacional e, assim, ser o melhor parceiro das escolas que usam as soluções Positivo.

Sistema de Ensino para Rede Pública
Fornecedores de material didático e serviços para redes públicas de ensino

Nome da empresa: Sistema Educacional Uninter
Percentual de votos no segmento: 41%
Data de fundação: 2007
Número de funcionários e unidades: 60 colaboradores,
uma matriz, uma editora
As 3 tops do segmento: Uninter, FTD e Opet
Foco de atuação: Educação Infantil ao Ensino Médio para Rede Pública e Privada
Estratégia: Oferecer ao mercado de educação soluções inovadoras que integram tecnologia e excelência profissional, sem esquecer os valores e o capital humano.
 
Escola de idiomas
Instituições dedicadas ao ensino de línguas estrangeiras

Nome da empresa: CCAA
Percentual de votos no segmento: 42%
Data de fundação: 1961
Número de funcionários e unidades: 600 funcionários e aproximadamente 800 unidades espalhadas pelo Brasil
As 3 tops do segmento: CCAA, Wizard e Fisk
Foco de atuação: Ensino de inglês e espanhol
Estratégia: Contribuir para o fortalecimento intelectual e emocional dos alunos, tornando extremamente simples a comunicação deles com pessoas de todas as partes do mundo, através do ensino efetivo de idiomas por método próprio, original e inovador, capaz de fazer do aprendizado uma experiência única e prazerosa.

Editora de livro didático
Empresas voltadas à produção de livros didáticos

Nome da empresa: Editora Saraiva
Percentual de votos no segmento de livro didático:57%
Percentual de votos no segmento de livros paradidáticos e infantojuvenis: 36,27%
Data de fundação: 1914
Número de funcionários e unidades: Cerca de 1.300 colaboradores, 13 filiais com equipes de
divulgação e vendas e 15 revendedores exclusivos
As 3 tops do segmento: Positivo, Abril e Saraiva
Foco de atuação: Produz e comercializa conteúdo com foco de atuação em produtos e serviços educacionais, do ensino infantil ao ensino superior.
Estratégia: Nossa missão é formatar, publicar e comercializar conteúdo destinado à educação, formação e aperfeiçoamento profissional, utilizando toda e qualquer mídia disponível para tal.
 
Editora de livros paradidáticos e infantojuvenis
Empresas voltadas à produção de livros paradidáticos e/ou infantojuvenis

Nome da empresa: Editora Saraiva
Percentual de votos no segmento: 36%
As 3 tops do segmento: Abril, Saraiva e Ziraldo
 
Literatura
Empresas voltadas à produção de livros de literatura

Nome da empresa: Editora Moderna
Percentual de votos no segmento: 40%
Data de fundação: 1968
Número de funcionários e unidades: 500 funcionários,
7 filiais e distribuidores
As 3 tops do segmento: Abril, Moderna e Saraiva
Foco de atuação: Produção de conteúdo educacional
Estratégia: Catálogo com renomados autores, investimento na qualidade gráfica e editorial, além de projetos de leitura que auxiliam o professor em sala de aula.

Rede de livrarias
Comércio de livros

Nome da empresa: Livraria Saraiva
Percentual de votos no segmento: 65%
Data de fundação: 1914
Número de funcionários e unidades: Rede de 98 lojas
em 16 estados brasileiros
As 3 tops do segmento: Livrarias Curitiba, Nobel e Saraiva
Foco de atuação: Rede nacional de livrarias com operação em lojas físicas e um site de e-commerce – www.saraiva.com.br.
Estratégia: Contar com umacervo completo e de qualidade e oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes e serviços que agreguem valor à marca.
 
Fabricantes de computadores
Empresas que se dedicam à produção de soluções digitais para o segmento educacional

Nome da empresa: Dell
Percentual de votos no segmento: 40%
Data de fundação da empresa: 1999 (Brasil)
Número de funcionários e unidades: São 96 mil funcionários no mundo. No Brasil, a Dell possui uma fábrica, uma sede, um Centro de Desenvolvimento de Software e Serviços e um escritório.
As 3 tops do segmento: Dell, HP e Positivo
Foco de atuação: Oferecer soluções de tecnologia que permitam que pessoas em todo o mundo cresçam e prosperem.
Estratégia: Investir em produtos e serviços de qualidade, que simplifiquem o uso da tecnologia para os clientes, sejam eles corporativos ou finais.
 
Portal educacional
Site com informações, fóruns e destaques ligados exclusivamente à educação

Nome da empresa: Ministério da Educação (MEC)
Percentual de votos no segmento: 88%
As 3 tops do segmento: MEC, Abril e Positivo
 
Empresa de tecnologia
Empresas que desenvolvem tecnologia para o setor de educação


Nome da empresa: Microsoft Brasil
Percentual de votos no segmento: 81%
Data de fundação: 1989 (Brasil)
Número de funcionários e unidades: 618
colaboradores em 14 escritórios regionais em todo o país.
As 3 tops do segmento: AIX, Microsoft e Intel
Foco de atuação: Tecnologia da Informação
Estratégia: A companhia gera localmente oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 18 mil empresas e 495 mil profissionais e seus produtos e serviços ajudam empresas e pessoas a alcançarem seu potencial pleno.

Instituição de ensino de pós-graduação
Instituições com cursos de especialização e pesquisa acadêmica na área de educação (pós-graduação lato sensu e strito sensu, MBA etc.)
Nome da empresa: PUC-SP
Percentual de votos no segmento: 37%
Data de fundação: 1946
Número de funcionários e unidades: 6 campi, 3.200 funcionários
As 3 tops do segmento: Cesumar, PUC e Unopar
Foco de atuação: Ensino, pesquisa e extensão
Estratégia: Quatro programas de pós-graduação diferentes, com linhas de pesquisa bem definidas (História, Política, Sociedade; Currículo; Matemática e Psicologia da Educação), com o objetivo de capacitar professores-pesquisadores de forma transdisciplinar, dentro de uma política educacional de produção intelectual voltada às necessidades da sociedade.
 
Instituição de ensino a distância (EAD)
Instituições dedicadas ao ensino a distância (via internet, via redes de TV etc.)

Nome da empresa: Grupo Educacional Uninter
Percentual de votos no segmento: 57%
Data de fundação: 2002 (EAD)
Número de funcionários e unidades: 350 funcionários
e 450 polos de EAD
As 3 tops do segmento: Unopar, Uninter e FGV
Foco de atuação: Educação Infantil ao Ensino Médio
para Rede Pública e Privada
 
Instituição de ensino para graduação de docentes
Instituições dedicadas a cursos de graduação para a formação de professores

Nome da empresa: Universidade de São Paulo
Percentual de votos no segmento: 46%
Data de fundação: 1934
Número de funcionários e unidades: São 5.864 docentes e outros 16.187 funcionários em 11 campi. No total, há 42 unidades de ensino e pesquisa, 27 órgãos centrais de direção e serviço, 6 institutos especializados, 4 hospitais e serviços anexos e 4 museus.
As 3 tops do segmento: Unopar, Cesumar e USP
Foco de atuação: Centro avançado de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade.
 
Turismo educacional
Empresas que promovem passeios organizados com estudantes para museus, parques, estudos de meio etc.

Nome da empresa: Sesc
Percentual de votos no segmento: 67%
Data de fundação: 1946
Número de funcionários e unidades: Aproximadamente 25 mil servidores nas unidades localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. São 432 unidades fixas e 118 móveis.
As 3 tops do segmento: CI, NR Acampamentos e Sesc
Foco de atuação: Educação, saúde, cultura e lazer
Estratégia: Todas as atividades desenvolvidas pelo Sesc são pautadas pela educação. No caso do Turismo Social, existe um forte caráter educativo nas ações, com a preocupação de conjugar lazer, integração e inclusão social nas excursões, visitas culturais, passeios e caminhadas. Cultura, história, geografia e consciência ambiental compõem todos os roteiros turísticos do Sesc.

Alimentação
Empresas responsáveis pela produção e/ou distribuição de merendas e refeições em escolas privadas e/ou públicas

Nome da empresa: Nestlé
Percentual de votos no segmento: 65%
Data de fundação: 1921 (Brasil)
Número de funcionários e unidades: 19.051 empregos diretos e 220 mil indiretos
As 3 tops do segmento: Nestlé, Sadia e Super Bom
Foco de atuação: Por meio de uma administração robusta e focada no consumidor, a Nestlé baseia seu crescimento igualmente nos desempenhos econômico, social e ambiental do país.
Estratégia: Promover a cultura da boa alimentação, respeitar o consumidor e a identidade de cada povo, valorizar seus colaboradores e aplicar a tecnologia a serviço da vida são preocupações básicas da Nestlé, desde sua origem.
 
Instituição do Terceiro Setor
Fundações e institutos empresariais ou indivíduos que realizam ações com o intuito de beneficiar e aprimorar a educação brasileira

Nome da empresa: Amigos da Escola
Percentual de votos no segmento: 40%
Data de fundação: 1999
Número de funcionários e unidades: Além da coordenação nacional, o projeto conta com 40 núcleos regionais, que apoiam as mais de 5.500 escolas cadastradas, contando com a participação de quase 70 mil voluntários.
As 3 tops do segmento: Fundação Bradesco, Amigos da Escola e Ayrton Senna
Foco de atuação: Estimular o envolvimento de professores, alunos, familiares e comunidade no fortalecimento da educação e da escola pública de Educação Básica.
Estratégia: Mobilizar a sociedade, por meio da comunicação, para a melhoria da qualidade da Educação Básica, e apoiar a escola pública, com informações e orientações, no desenvolvimento de práticas e projetos.
 
Canal de TV aberta relacionado à educação
Empresas de TV aberta que produzem e veiculam programas de conteúdo educativo

Nome da empresa: TV Cultura
Percentual de votos no segmento: 66%
Data de fundação: 1969
Número de funcionários e unidades: 1.151 funcionários e uma matriz
As 3 tops do segmento: TV Cultura, Canal Futura e TV Brasil
Foco de atuação: Rádio e TV Educativas
Estratégia: Modelo de emissora pública, a TV Cultura é o principal veículo de comunicação da Fundação Padre Anchieta. Uma emissora moderna, comprometida em oferecer programação qualificada, atrativa, crítica, democrática e inovadora para os mais diversos públicos e faixas etárias. Em 42 anos de história, ganhou mais de 200 prêmios nacionais e internacionais pela oferta de conteúdo de amplo espectro, que entretém, informa, e educa, com inteligência e criatividade.
 
Canal de TV fechada relacionado à educação
Empresas de TV fechada que produzem e veiculam programas de conteúdo educativo

Nome da empresa: National Geographic
Percentual de votos no segmento: 49%
As 3 tops do segmento: Discovery, National Geographic e Boomerang
Foco de atuação: Os canais internacionais National Geographic convidam os telespectadores a despertar a curiosidade por meio de uma programação inteligente e inovadora que questiona o que sabemos, como vemos o mundo e o que nos leva adiante.
Estratégia: Propriedade da National Geographic Television e do Fox Entertainment Group, os canais internacionais National Geographic integram o compromisso com a pesquisa, a preservação e a educação. No mundo, o Nat Geo está disponível em mais de 330 milhões de residências em 166 países e 34 idiomas.

Autor

Luciano Velleda


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.