Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
NOTÍCIA
Crescimento de cursos em plataformas abertas põe em xeque os limites da formação tradicional Luciene Leszczynski movimento cultural chega às universidades, engajado num aprendizado cooperativo. É bem verdade que a cultura e a construção do conhecimento sempre estiveram lado a lado, mas agora essa parceria […]
Publicado em 27/03/2013
Crescimento de cursos em plataformas abertas põe em xeque os limites da formação tradicional
Luciene Leszczynski
movimento cultural chega às universidades, engajado num aprendizado cooperativo. É bem verdade que a cultura e a construção do conhecimento sempre estiveram lado a lado, mas agora essa parceria se formaliza por meio de uma nova plataforma: a da educação formal aberta. Iniciativas como a Universidade Fora do Eixo, Universidade Livre da Cultura e Universidade das Quebradas se constituem como um espaço de formação e troca de experiências, alargando as fronteiras para o acesso ao conhecimento no campo da cultura e expressão social.
Na Universidade Fora do Eixo, por exemplo, não há um campus, mas sim vários, nos quais são oferecidos diversos cursos em parceria com dezenas de instituições de ensino, entre outras entidades, em que cada aluno acumula créditos na medida de seu interesse e participação, sem precisar seguir uma grade curricular preestabelecida. Já na Universidade das Quebradas, ligada ao Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, a ideia é estabelecer uma integração entre a produção cultural das comunidades e o meio acadêmico. Como objetivo em comum, projetos como esses têm a característica de apostar na necessidade constante de formação e de que não há limites para o conhecimento.
A propagação dos cursos abertos é amplificada ainda mais com o avanço das plataformas on-line. Concebidos por entusiastas da educação aberta, com o apoio de plataformas web e, normalmente, sob o escopo de conhecimento produzido por uma universidade, os MOOCs, sigla em inglês para Massive Open Online Course, ganham cada vez mais adeptos: alunos, professores e instituições participando de uma rede de produção e livre compartilhamento de conhecimento. Aonde essa nova concepção de ensino irá nos levar ainda não é preciso, mas ficar de fora dessa rede é um caminho praticamente impossível de tomar e pensar sobre uma possível modificação dos métodos de aprendizagem é uma necessidade urgente.