Revista Ensino Superior | Avalanche de mudanças - Revista Ensino Superior
Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Avalanche de mudanças

Levantamento aponta os próximos 50 anos como a era de ouro do setor. Para isso, recomenda o envolvimento de governos, empresas e cidadãos Udo Simons “A avalanche está chegando: ensino superior e a revolução à frente.” O título do mais recente levantamento sobre o ensino […]

Publicado em 22/04/2013

por Redação Ensino Superior

Levantamento aponta os próximos 50 anos como a era de ouro do setor. Para isso, recomenda o envolvimento de governos, empresas e cidadãos

Udo Simons

“A avalanche está chegando: ensino superior e a revolução à frente.” O título do mais recente levantamento sobre o ensino superior, publicado em março pela Pearson, retrata com entusiasmo o potencial do setor para os próximos anos. Por outro lado, o estudo traz um alerta claro direcionado às instituições de ensino, autoridades governamentais e cidadãos para o sucesso da educação de nível superior.
As instituições precisam reformular seus modelos de negócio, considerando as novas expectativas dos alunos, proporcionando ensino superior mais amplo, acessível, empolgante e eficaz. Por sua vez, os governos necessitam rever marcos regulatórios e de financiamentos, tendo em vista características globais do ensino.

Especialmente, com relação à internacionalização das instituições e ao aumento da acessibilidade dos meios de propagação da informação. Enquanto isso, os cidadãos têm de desenvolver habilidades de aprendizado contínuo, por toda a vida, e a consciên­cia de se verem, ao mesmo tempo, como estudantes e empreendedores.

O estudo lista alguns questionamentos (e consequentes respostas) comuns ao sistema de educação em todo o mundo. Entre as questões levantadas estão: como as universidades e os novos provedores podem garantir uma educação para a empregabilidade? Como pode ser quebrada a relação entre custo e qualidade? E de que forma todo o ecossistema do aprendizado precisa mudar para apoiar fornecedores alternativos e o futuro do trabalho?

Vocações
O relatório prevê que a “universidade tradicional corre grandes riscos na concorrência com instituições mais especializadas, sistemas de aprendizado on-line, fornecedores de treinamento e consultorias”. O estudo enfoca a oferta de um ensino distinto como maneira de sobressair no mercado. Entender, por exemplo, as vocações de uma localidade, sejam elas econômicas, sociais ou políticas, é forma de se manter e até mesmo de se expandir. “As universidades precisam oferecer algo que as diferencie das demais. Precisam demonstrar sua qualidade em qualquer curso que desejem ministrar ou área do saber em que desejem ser referência”, aponta o levantamento.

Para Michel Barber, um dos autores da pesquisa, é mais frequente as empresas avaliarem a qualidade do ensino superior a partir do desempenho de seus colaboradores. “Ao mesmo tempo, a experiência em grandes empresas tem cada vez mais valor se comparada aos cursos de especialização”, pondera. Por isso, o relatório indica a urgência de as instituições definirem os segmentos que pretendem atender e o que será destacado em sua experiência educacional. “Universidades multifuncionais, com uma ampla gama de graduações e um amplo programa de pesquisas, provavelmente enfrentarão desafios consideráveis”, conclui.

5 modelos para a universidade do futuro
1 Universidade das elites: com marca global.Universidade das massas: que buscam conteúdos no mundo todo, adaptando-os para os alunos.

Universidades de nichos: com características diferenciadas.

4Universidades locais: instituições com papel-chave na renovação da economia local.

5Mecanismos de aprendizado durante toda a vida: utilizados como alternativa à formaçãosuperior formal.

 

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Exclusivo Assinantes

DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações
Maria Montessori

Pedagoga e psicanalista apostaram em experiências educativas libertárias...

+ Mais Informações
Gerundio 1 iStock_000005825672

O “gerundismo” é fruto de influência do inglês?

+ Mais Informações

Mapa do Site

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.